Ká.Entre.Nós – Coisas De Noiva – Part 4.

Ká.Entre.Nós – Coisas De Noiva – Part 4.

Para a Noiva Brasileira, a pior parte na organização de um casamento com certeza é a lista de convidados, não que as irlandesas não tenham esse problema o negócio é que aqui não é comum convidar o Vizinho, cachorro e papagaio, a lista na maioria das vezes é enxuta.

Crianças não são bem-vindas no casamento Irlandês, a não ser que façam parte da família e mesmo assim no convite é especificado se os pequenos fazem parte ou não da lista, um dos motivos, acho eu é que pelo fato do Irlandês ser bom de copo passa a ser não adequado manter crianças no mesmo ambiente, outra teoria é de que como o Buffet não é Food Fingers, a quantidade de pessoas deve ser exata , aqui não rola o pensamento “Onde come um , come cinco”,portanto é deselegante levar um acompanhante se esse não foi claramente especificado no Invite.

Lista de presente é algo bem pouco utilizado por aqui, 90% dos casais moram junto antes do casamento e os convidados acabam optando por dar dinheiro ou os sempre bem vindos Gift Voucher, no nosso caso preferimos não especificar e cada um vai dar o que quiser, o Rosinha nunca aceitaria impor qualquer que fosse o presente e eu confesso que me sentiria constrangida também.

Na comemoração que equivale a nossa despedida de Solteiro, a Hen Party é comum convidar amigas que não precisam estar necessariamente convidadas também para o casamento, estranho né?, mas pelo que eu tenho visto, todo mundo entende .

Claro que essa tendência de casamentos pequenos tomaram maior evidência depois da Crise esonômica pela qual a Irlanda vem passando, mas não é nenhuma novidade.
A média de convidados de um casamento aqui em Dublin fica em torno de 80 pessoas, o que no fim acaba transformando a festa em algo intimista e especial.

As mesas são marcadas e os noivos tem a tarefa de decidir quem senta com quem, bem diferente do que é no Brasil, aonde cada convidado se ajeita por si só.

Algumas peculiaridades podem ser vistas também na cerimônia, quem entrega as alianças para o noivo por exemplo é o Best Man.

Best Man e Groomsmen ficam de um lado, Bridsmaid’s ficam de outro.
Todos os Homens se vestem igual ao Noivo, tanto os padrinhos, quanto o Pai da Noiva e do Noivo, no meu caso também o Breno.
As Bridsmaid’s também usam o mesmo vestido e carregam buquets, diz a lenda que isso começou como uma tradição Celta, usado para confundir os maus espíritos, já que eles não saberíam quem eram os Noivos, com os anos a Noiva acabou se rendendo e é a única que se veste diferente entre as mulheres.
Essa tradição não é comum no Brasil, mas em qualquer festa em um casamento Europeu ou Americano pode-se conferir os Par-de-jarras.

Mudando de Assuntoooo, semana passada tinha falado sobre o Site Pronto Casei, essa semana dando uma olhada na web achei outro também Free e bem interessante, se quiser conferir clique em Wedtool e comece a organizar o seu !

Outra lembrancinha de casamento que eu achei bem legal, principalmente para os Irlandeses é o Mini Salton, que você pode escolher por personalizar ou não.
Personalizado sai por 7 Reais e com o rótulo original 5 Reais, e com certeza, esse preço é para os comprados no Brasil, por aqui nem pesaquisei, mas sei que é infinitamente mais caro.

Bem, o tempo está voando, faltam só 4 meses !!!

Facebook Comments

7 Comments

  1. NO meu casamento no Brasil, acabei pedindo dinheiro para os convidados, já que já morava aqui na Espanha e não era lógico pedir coisas de casa. Conclusão: só a família bem próxima deu. A maioria das caras de pau foram e festejaram sem me dar um centavo se quer (juro, tinha uns 130 convidados e não recebi dinheiro de mais de 10…). Felizmente, não fiz a festa pensando em juntar dinheiro, queria era celebrar. Mas não aconselho a ninguém da minha cidade a fazer o mesmo se estiver realmente precisando de utensílios domésticos para montar a sua casa… O dinheiro vai dar para comprar um jogo de copos e olhe lá! 🙂

  2. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    – Só Sites e Blogs Premiados –
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    – Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética –

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    …………………………………………………………..

  3. Primeiramente,

    Parabéns por ter sido selecionada para os Melhores Blogs :)!

    Quanto ao post do blog, por aqui eles tb costumam dar dinheiro e gift cards.Meu casamento foi totalmente alternative! Casei num restaurante espanhol em Saint Augustine,FL- e o pastor deu as bênçãos no restaurante enquanto todo mundo estava sentado nas mesas.

    Eu preferi algo mais light pq eu casei 1 mês depois que fiquei noiva e minha família não pôde vir.Foi muito difícil p/ mim esse lance de dia de noiva e chá de panela pq tinha chegado nos EUA em nov de 2008 e em jan de 2009 eu casei.Praticamente que ficou responsável por tudo foi meu noivo[hj esposo] Matthew, já que eu não conhecia ninguém e era "manga verde" morando lá fora.Eu só tive que escolher meu vestido, o sapato e onde eu queria casar.Pronto! hahahaha :)!

    Para mim, valeu a pena ter ido alternative pq eu não tinha dinheiro p/ fazer algo porshy e tb me salvou muita dor de cabeça, pq eu morava numa cidade pequena e eu não tive com quem contar p/ ir resolver os detalhes do casamento.No meu niver, passei 5hrs no shopping procurando um vestido que gostasse, ah detalhe, isso sozinha!Nenhuma das pessoas que convidei apareceram no meu dia de noiva[ e nem ligaram p/ dizer que não iam], e no dia do casamento me perguntaram na maior cara de pau como tinha sido o meu dia de noiva.
    Insensibilidade 1000!

    Mas é isso aí, quando eu voltar ao BR, minha mãe diz que vai fazer uma comemoração a la brasileira:)!

    E quanto aos brasileiros invejosos pq vc casou com um irlandês, aqui eu deixo minha dica:

    The best revenge against them is to live your life well :)! Live like you've risen above them!Afinal querida, que está bombando na Europa ao lado de um homem gringo é vc!!! Arrasa! It's your time to shine :)!

    Qdo cheguei aqui tive esses celeuminhas com algumas pessoas da cidade onde eu morei pq na família da minha sogra estava rolando um conversê que eu só tinha vindo pros EUA p/ pegar um besta e um green card, mas a verdade todo mundo sabe: se mulher americana fosse uma good woman, ele não precisaria ter ido à outro país!

    Antigamente eu costumava a dizer p/ na minha mente para essas pessoas: MORRA! Mas agora eu digo é VIVA, VIVA BEM MUITO , PQ VC PRECISA VER O MEU TRIUNFO!!! kkkkkkkkkkkkk!!!

    Por aqui finalizo a tese de mestrado que escrevi!

    Bjus querida!

    "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."( Romanos 12:17- Bíblia Sagrada)

  4. Oi, Karine,
    Eu acho muito handy ter um casamento intimista. Quando explicava para meus amigos Irlandeses que o convite no Brasil vem assim "fulano e familia" e que isso incluia qq cria da casa mais os eventuais pares dos adultos, eles ficavam chocado em como planejamos o buffet sem a minima ideia de quantas pessoas exatas vao aparecer. Uma amiga se relacioando com irlandes ficou tao feliz que eu o inclui no meu convite de casamento pq ele recebera 4 convites e nenhum incluia o nome dela e ele avisou que nao pode levar a namorada a tiracolo a menos que o convite tenha vindo no nome dos dois! para brasileiro, de aniversario a casamento, ninguem espera q se va sozinho e eu acho q convites ja se subtendem o par a tiracolo,ne.
    Alem disso, a razao de ter uma lista enxuta aqui eh por conta dos precos estratosferios pagos pelo jantar. quando organizei o meu, o hotel enfatizou da importancia de se confirmar a presenca dos guests pq se alguem faltasse, teria de pagar do mesmo modo e se viessem penetra, seria taxados 50%mais caros!

  5. ah, e tambem pedi presentes em cash e todo mundo foi bem receptivo e generoso/ coisa q faria minha mae morrer de vergonha se eu fissese isso no Brasil.

  6. Ka!
    parabens pela reconhecimento do blog no Veja blog! Voce manda bem, garota! Seu blog eh tao fofo quanto vc.

  7. Meu casamento foi no Brasil, e nos nao pedimos dinheiro nem presentes, pedimos doacoes para instituicoes de caridades. Foi muito legal recebemos muitas cestas basicas e tambem dinheiro, esses foram entregue no primeiro dia ultil apos o casamento. Ja o casamento da minha cunhada aqui na Irlanda, havia 150 convidados, muitos deles empresarios, e assim como nos eles pediram doacoes. As doacoes foram feitas pelo mundo afora. Depois de alguns meses de casada ela ainda recebia cartao de agradecimento da Africa e outros continentes, agradecendo as doacoes, familias agradecendo pela vaca/cabra, dinheiro que havia recebido para o pequeno plantio etc. Isso ja e uma tradicao na familia do meu marido. Todos os anos no natal, nao compramos presentes caros para os familiares, fazemos um acordo e cada um faz uma docao de ate 500 euros para uma instituicao de caridade, que pode ser irlandesa ou em outro pais.
    Fica ai a dica, peca doacoes, ja que nao precisamos tanto do dinheiro para ser feliz e sabemos que ha muitos pessoas precisando de um pouco para sobreviver.
    felicidades.

Deixe uma resposta