Pra Quem Sabe Ler…

.
O Despeito é irmão da Inveja, que é prima da Cobiça, que teve melhor educação.

Dizem que a inveja é a arma dos incompetentes: se você não pode fazer, nutre um desprezo torto por quem consegue fazer as coisas da vida e um desejo forte de que aquele ser tão habilidoso quebre o salto. A Inveja sabe-se incapaz, nutre o descrédito como se fosse o único propósito de sua vida. Ela não escutou, durante a sua infância e sua adolescência, você me enche de orgulho, filha! Ela escutou: você não pode, você não tem, você não é! E cresceu desejando que outros mortais não pudessem, não tivessem, não fossem. A inveja é destrutiva, daí porque seja um sentimento banido do rol de sentimentos publicáveis. Ninguém assume sentir inveja de alguém. No máximo, uma invejazinha do bem, sabe-se lá que raios isso queira dizer.

A Cobiça, por outro lado, nasceu como a Inveja: de olho na grama do vizinho, mas esse mau-hábito não foi estimulado. Bem educada por sua família, a Cobiça aprendeu a lutar, a se esforçar, a correr atrás daquilo que sempre desejou para si mesma e, por isso, pôde concluir: sou capaz. A Cobiça sabe que tem habilidades magníficas. A Cobiça sabe que goza de oportunidades brilhantes no dia-a-dia, mas tem uma queda voyeurística pela vida alheia, pelas conquistas alheias, pelos feitos alheios: ela deseja o que os outros constroem e adquirem. Toma o vizinho por modelo. Se esforça para adquirir o que ele possui. E consegue. E confraterniza com o vizinho quando já está no mesmo patamar que ele. A Cobiça não deseja que o paradigma perca aquilo que ela considera objeto de desejo. Ela quer igual, para ela e para o outro. Uma espécie de socialismo moderno.

O Despeito é um pobre coitado. Enquanto sua irmã Inveja circula pelas altas e baixas rodas sociais lançando olhares de seca-pimenteira em seus alvos e rega com água abundante a sua má-fama mundial, o Despeito sofre em silêncio em razão de sua visão míope de mundo. Ele acredita que é lindo como o Rodrigo Santoro mas acha que o próprio anda meio acabadinho. Ele pensa ser tão inteligente quanto o Jô Soares, mas acha que o próprio engana de vez em quando. O Despeito pensa que é sem ser e nutre um desdém louco por aqueles que, efetivamente, são. Bonitos, inteligentes, bem sucedidos, não interessa. O barato do Despeito é jogar pedra nessa gente que insiste em dar certo na vida, roubando o seu lugar na ribalta.

Como vocês podem ver, educação é tudo no mundo. Berço não é só parte da mobília de um casal que aguarda a chegada do primeiro filho. Berço é acalento, é o afago diário que se dá na auto-estima de uma criança, fazendo com que ela cresça acreditando que é capaz, que é bonita por dentro e por fora, que sua honestidade e integridade de caráter são valores caros e que a vida que a espera saberá recompensar a retidão com paz de espírito. E é assim que passamos a ter um mundo repleto de mulheres bonitas e alegres, e homens charmosos e de bem com a vida, circulando contentes pela cidade. Todos munidos de bom senso e patuá no bolso.

[Juliana Jacyntho]
.

Facebook Comments

15 Comments

  1. com certeza educação é tudo!
    Nada mais desagradavel do que conversar com pessoas que se orgulham de opiniões distorcidas, falam até sem saber o que falam e carregam isso junto com inveja, despeito tambem a ignorancia!
    ótimo post!

  2. Nada pior do que sofrer com esses ‘olhares de seca pimenteira’ e saber que estamos sendo alvos da cobiça alheia.
    A sensação é péssima e haja banho de sal grosso!!!!
    rs

    Abço!!

  3. Se as crianças fossem educadas com devida atenção e fossem respeitadas pela sociedade, cresceriam pessoas de caráter…

  4. Sua definição de inveja, cobiça e despeito é ótima, cômica e verdadeira. 😉

  5. Já dizia Gandhi, sobre isso:

    “Primeiro, eles te ignoram. Depois, riem de você. Aí resolvem te enfrentar, e vc vence”.

    O tempo sempre prova quem é quem.

    Beijos

    http://hangardezenove.blogspot.com/

  6. Controlar instintos mudandos como esse,é essencial para uma vida em paz.

    Texto muito legal

  7. parabéns pelo texto.
    concordo com tudo o que você disse, principalmente essa história de que educação é tudo e vem de casa.

    ótimo post.

    voltarei mais vezes aqui.

    http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com

  8. Se voce quer algo tem que correr atras e nao ficar com inveja de algo que outra pessoa tem, infelizmente o ser humano é complexo e algumas pessoas preferem ficar com inveja do que correr atras dos proprios sonhos

  9. i dont understand your language,sorry

  10. Bom senso é o que falta nesse mundo….
    hehehehehehehe

    =D

  11. concordo que a inveja é a arma d idiotas tb…

  12. Muito bom seu blog kra@!
    Massa as postagens que você fz!!

    =)

    show muito bom o conteudo dos pot’s
    !

    =D

    >>RÁDIO BAGACEIRA<<
    http://radiobagaceira.blogspot.com/

    >>EDITORA BAGACEIRA<<
    http://edbagaceira.blogspot.com/

  13. Adorei o seu texto!
    Inveja, cobiça e desrespeito não tão com nada.

    Parabéns

    beijos :8

    http://cogumelosverdes.blogspot.com

  14. É facim ^^
    cria um item no seu layout com o código:
    script language=”Javascript”
    alert(“TEXTO QUE VAI COLOCAR”);
    /script

    ps: coloca < antes de script e > depois de Javascript”
    ps2: o /script tem que ficar entre <>

  15. Bacaniissimo!

Deixe uma resposta