Onde foi que eu fui amarrar meu bode.

Eu não sei se você sabe, mas eu moro na Irlanda.
E a Irlanda, antes de ser colonizada pelos ingleses, tinha língua própria, o Irlandês ou Gaélico, como você preferir.
Eu na verdade não teria nada haver com isso, se ao contrário do que muita gente pensa, o irlandês fosse uma língua morta, acontece que não é.
Essa língua é matéria obrigatória nas escolas públicas e privadas, e em alguns estados do País ainda é bem “viva”, e para o meu mais completo desespero, me casei com um Rosinha que estudou em uma Irish School, o que significa, Ta- dãaaaaaa, que ele faz questão de que as meninas façam o mesmo (o Breno só escapou porque não iria ser aceito devido a idade), pois é comunidade, se já não bastasse Chloe e Mia serem submetidas a duas línguas, essa semana minha menina começou em uma escola onde as professoras e funcionários só falam irlandês, porque se for fácil, pra gente não serve, mas a parte mais interessante é que, veja você como sou sortuda, eu também terei aulas, para orienta-la no trabalho de casa.
.
.
.
.
.
Só quero saber quem vai fazer o almoço e o jantar, porque mais uma língua inútil nessa idade, vai exigir de mim muito saco muita dedicação, paciência e amor, porque ó, tenho que amar e confiar muito no hubby pra concordar com uma maluquice dessas, não é mesmo?

.

P.s.: Não pensem vocês que é uma coisa fácil de se conseguir vaga em uma escola irlandesa. 
O nome da Chloe está na lista de espera desde que ela tinha 8 semanas, o que significa que para o irlandês, essa língua ainda tem o seu valor, mesmo que sentimental! hahahah

.

Facebook Comments

31 Comments

  1. De todos os adultos irlandeses que conheci em Dublin, 100% deles só sabiam falar UMA frase em gaélico: "Professora, posso ir ao banheiro por favor?"

    É pra isso, só pra isso e nada mais, que eles passam a juventude toda estudando essa língua.
    E para pronunciar Baile Atha Cliath lindamente <3

    Boa sorte né, agora você terá uma lingua secreta entre as meninas se quiser falar mal do Brenildo hauehuaheau

    • Então bruneca, é verdade que nem todo irlandês fala irish, mas muitos ainda falam sim, não é atoa que existe programas de televisão na língua irlandesa e jornal nacional também.
      O irlandês é matéria importante para o “vestibular” deles e o Breno aprende na escola, aliás, ele é um dos melhores alunos porque tem o rosinha pra ajudar.

      Acho que o irlandês tem utilidade dentro da Irlanda e acho até legal ser preservado…
      Agora, língua secreta seria entre Breno, Chloe, Mia e rosinha, porque, né? aprender Gaélico depois de velha, não vai rolar não…hahahah

      beijo

  2. Ta dooooida!!!!
    luck maith!

  3. Ta doooida!!
    Luck maith!

  4. Good lucky honney.:)

  5. Perseverança, amiga! E por que não é o Rosinha q vai ajudar a pequena no home work se ele é craque no irish? Missão pai, né ?

    • Amiga, primeiro que a prioridade na escola ainda é o Breno e é o rosinha que ajuda daí o ideal seria eu ajudar as meninas, né? mas acho que vai acabar sobrando pra ele mesmo, porque, acho que não dou conta de aprender essa língua não…hahaha

  6. HAHAHAHAH Agora pense num pequeno Pokbunny que não bastando hungaro, portugues e ingles, muito em breve vai pra escola falar Holandes. =)

    Vc não está sozinha, porque aos 30 e tantos eu estou aqui, aprendendo Hungaro e tendo que deixar de lado o repudio que sinto por Holandes (lingua feia dos infernos, quatro anos morando aqui, entendo, leio, escrevo e me recuso a falar hahahahha)!

    ooooooo vida!

  7. Hum será que vai dar certo????E pior pra ajudar a Chloe…que Deus te ajude!!!! hahahah

  8. Ka eh so p/ confundir nossa cabeca de mae ne?
    Aqui as escola falam so em Maltes, porem escrevem em ingles e aos 9 anos tem a 3 lingua p/ escolher (italiano ou frances)…fico pensando na Bellinha que ja responde em maltes p/ meu desespero…ainda bem que eles sao inteligentes, pq eu ficaria toda confusa…hahaha
    Mas acho muito bacana eles preservarem e nao deixar morrer a cultura,por mais que a lingua nao seja usada sempre, eh importantissimo saber ainda bem sendo filhos de irlandes =)

    Bjs em vcs

  9. Meu namorado fala fluentemente, assim como todos os amigos dele e o filho dele também, todos estudaram em irish school… É lindo ele falando com o filho, e muita cidades do interior que visitamos só falam irlandês… Boa ideia Karine, vou aprender… 😛

    • Pois é Lilian, acho que depende do círculo que vc convive.
      Os amigos do rosinha também falam e o pai também…
      e é verdade, em várias cidades eles ainda falam irish, tem um lugar por exemplo, que vc só pode comprar uma casa se souber falar…

  10. Ah gente, meu namorado fala gaélico fluentemente, assim como todos os seus amigos e o filho também. Não tem desculpa estudar irlandês por 14 anos e não falar nada, né? Meu gato e seus amigos estudaram em irish school, e o filhote estuda também, e é lindo eles conversando só para se exibir pra mim :P… boa ideia Karine, vou aprender também…

  11. Ah eu acho super digno aprender o irlandês. Já esta combinado que meu bofe falara com meu baby em irlandês e inglês (pra confundi-lo de leve, né?) e o pai só em irlandês.
    Até eu já sei um pouquinho mas minha função será ensinar o portugues….

    Boa sorte, Ka!!! Xx

  12. Medo amiga! Mas você é safa e vai um jeito.
    Força na peruca!

  13. tô ha 3 anos tentando aprender francês e não consigo. boa sorte!! hahaha

  14. Nossa, acho muito legal aprender algum idioma, mas não sob pressão. kkk
    Vou fazer intercâmbio em Newcastle e tou pensando como danado vou entender Georgie D:

  15. Afff. sempre te leio mas agora tive que comentar. Meu namorado está fazendo aula de português e disse que em troca, eu deveria fazer irish. haha Mas eu escapei pq já to fazendo francês.
    Ele é um dos que fala algumas poucas frases. Tb acho importante, pq ainda é utilizado por alguns lugares da Irlanda, mas tirando isso, pro resto é só uma questão de cultura mesmo.
    Imagina se a moda pega no Brasil e implantam o tupi guarani nas escolas?

    • Não seria uma troca justa né? hahahah
      Até porque muito mais fácil ele ter com quem conversar em português do que vc em irish!
      Também me agarraria no francês com unhas e dentes…!
      Boa sorte anyway!

      beijão

  16. Ádh mór oraibh !!hehehe 😉

Deixe uma resposta