Coisas Que Só Acontecem Aqui.

Ok, já me adaptei a quase tudo em relação a vida irlandesa, mas definitivamente certas coisas nunca vão entrar na minha cabeça.

Segunda passada estava tendo um velório de um rapaz de 19 anos, morto em uma acidente de carro, até aí nada demais, o mórbido, pelo menos pra mim é que ele tinha morrido a 1 semana e ainda não tinha sido enterrado. Coisa normal por aqui.

Na Irlanda não se enterra nos finais de semana, no período da Páscoa e do Natal.

Conhecido como ‘Wake’ , muita gente celebra a ‘Vida ‘ do falecido, com música, comida e é claro, muita bebida, o caixão com o corpo  normalmente fica na casa da família e  presente a todas essas comemorações.

Funeral é, sem dúvida um grande acontecimento social por essas bandas, tanto é, que políticos tem permissão para ‘gastar’ seu tempo de trabalho indo a eles, muitos inclusives são eleitos, porque na cultura irlandesa a quanto mais funerais você for, mais boa gente você é. (oi?)

Nesses anos, já vi o rosinha indo a vários, a maioria de gente distante (do tipo avô da esposa do amigo), mas que segundo ele, não poderia faltar.

Me chamem de insensível, mas, Tá aí uma ‘festa’ que eu não faço a mínima questão de ir,  nem como convidada, nem como anfitriã.Pelo menos por enquanto.

Facebook Comments

14 Comments

  1. hahauhuahuauha. Esse post veio na hora certa. Semana passada encontrei um amigo na rua e perguntei se ele estava trabalhando. Ao que ouvi "Não. Estou voltando do enterro da tia do meu chefe." Agora tá explicado. Tks

  2. Nossa que interessante…Pra mim tb enterro, velório é coisa mais triste. comer? pensar numa recepção? cade a cabeça pra isso?

    Mas é bom ver o outro lado das culturas.

  3. Que coisa mais mórbida!!!!que horror!!! e o mau cheiro!!!!eu tb não iria mesmo…Tb pra família deve ser horrível,parece que prolonga o sofrimento…

  4. só vc memsma. ta, vamos passar longe dessa "cultura mórbida".

  5. kkkkkkkkkkkkk, sensacional! mas eu ainda acho mais saudavel lidar com a morte em clima festivo do que de enterro (ops) como fazemos no brasil. Mais facil aceitar que o outro ta partindo dessa pra uma melhor bebendo uma que se debruçando em cima do caixao ne nao?

  6. haha absolutely! Respeito total a tua opiniao, mas tenho que dizer que eu meio que gosto dos funerais aqui, fui em uns 4 e todos terminam com boas risadas e todo mundo bebado, sem esquecer o motivo principal da "festa", claro.

  7. Em muitas cidades do Brasil, a celebração não fica tão longe, não. Já ouviu a expressão "beber o defunto"? Muito comum no interior do país, as pessoas bebem e comem enquanto o defunto vai esfriando em cima da cama ou até da mesa do jantar. Pelo menos é garantia de que tudo vai terminar numa roda de piadas.

  8. Eu tb acho bonito a fato de celebrar-se a vida da pessoa que partiu, ao invés da morte. Ninguém (em sã consciência) gosta de velório, mas entre o deles e o nosso, eu fico com o deles.

    Bjos
    N.

    ps. que diabos aconteceu com o post da pavlova? fiquei curiosa mas não consegui abrir.

  9. Obrigada pelo comentário..
    pois é fiquei sem postar muito tempo.. mas agora estou vontando e meu solmate me da inspiração sempre!

    curioso esses costumes por ai né?
    é essa tb seria uma 'festa' que eu não faria questão de ir…
    mas talvez pra eles isso seja normal.. já que cresceram com essa cultura né?

    bjuss boa sexta!

  10. Comemoração funesta: penso como você, nem como convidada e menos ainda como anfitriã, não é o tipo de celebração que me atraia.
    Gente, uma semana até enterrar a pessoa é muito tempo!!

  11. Oi,Karine!

    Eu já acho qualquer tipo de velório uma coisa mórbida que dirá um assim e com tantos dias depois do falecimento… Uí!
    Mas, vivendo e aprendendo!
    Bjs!

  12. Afe, estranho neh? Aqui na Inglaterra eh mais ou menos a mesma coisa tbem.
    Abracos

  13. É estranho mesmo essa diferença… aqui o povo tb deixa o defunto na geladeira e enterra no mínimo uma semana depois. Eles dizem que é tb pra dar tempo de todo mundo se "programar" pro enterro. Velório é uma coisa beeeem rara por aqui. Sem contar que depois do enterro, vao todos pra um restaurante/casa/salão beber, comer, confraternizar. Isso tb é demais pra minha cabeça. Acabou de enterrar um ente querido e vai beber um vinho e bater um papo com o povo?? Nao aguento!!

Deixe uma resposta