Divorce, Relacionamento, Relacionamento com Estrangeiro

As 5 linguagens do Amor.

 

5 linguages do amor
5 linguages do amor

Você sabe, ultimamente tenho me dedicado a estudar o comportamento humano e devo dizer que nao há nesse mundo nada mais fascinante do que descobrir como os relacionamentos se constroem e se mantem.

Sabe aquele dito popular que diz que os opostos se atraem?

Eu nunca acreditei muito nisso, eu acho mesmo que os opostos se atraem para depois se odiarem MAS, porque temos sempre o BUT, se os envolvidos estiverem dispostos a escutar e a fazer alguma coisa a respeito do que vão ouvir, é possível a gente trabalhar para manter uma relação sadia e satisfatoria, mas para que a gente seja capaz de verbalizar isso para o outro, primeiro a gente tem que se conhecer.

Acontece que na maioria das vezes a gente sente receio de falar sobre nossas necessidades e expectativas e sendo pessoas únicas elas variam muito de um ser para o outro.

Muita coisa influencia em quem a gente é , o ambiente em que a gente vive, o nucleo familiar, a cultura do lugar onde crescemos, os filmes que vemos, os livros que lemos, nossa personalidade e para alguns ( como eu) ate o signo e seu mapa astral influenciam, então é seguro dizer que de fato nao existe um único clone nosso, sendo assim para construirmos relações saudaveis precisamos estar saudáveis.

Também não acho que toda relação tem conserto ou que a gente tem que insistir forever.

Pra ser feliz a gente tem que saber a hora certa de fechar um capítulo e nada melhor do que nos conhecermos para podermos indentificar as tao faladas ( e ignoradas) Red Flags.

Comunicação é sem duvida NENHUMA o segredo de relacionamentos saudaveis, veja bem, eu disse saudaveis e nao felizes o tempo todo ou felizes para sempre.

Ninguem é feliz o tempo todo.

Gary Chapman, que entre outras coisas é  filosofo identificou 5 maneiras de como amamos e nos sentimos amados.

Saber a linguagem de amor do seu parceiro é  valioso demais para saber em que area o outro precisa focar mais e quais sao as areas que não  são tao valorizadas pelo seu parceiro/a.

Nao adianta cobrir de presentes um parceiro/a que tem como palavras de afirmacao sua linguagem de amor mais forte ou lavar a louca todos os dias quando seu parceiro preza mesmo por coneccao fisica.

Nao acho que saber a linguagem do amor do outro va resolver todos os problemas de um relacionamento, mas de fato eh mais uma arma para manter o canal de comunicacao entre voces aberto.

Entao, com voces as 5 linguagens do amor:

Palavras de afirmação

São sentenças expressas em elogios como “O jantar estava ótimo”, afirmações como “Acho que você faz isso muito bem” e incentivos como “Vai dar tudo certo”. Existem pessoas que utilizam este tipo de linguagem para expressar o seu amor por alguém e aqueles que se sentem altamente valorizados quando escutam afirmações como estas e muitas outras.

Digo isso, pois, quem me conhece, e também quem já teve a oportunidade de passar por alguma das formações aqui do IBC comigo, sabe que eu costumo enfatizar o poder que as palavras têm sobre nossas ações. Da mesma forma que elas podem nos elevar, elas também podem fazer com que nos sintamos mal, sem vontade de realizar nossas atividades e até mesmo desmotivados.

Sendo assim, é fundamental estar sempre atento à energia que você propaga ao seu redor por meio das palavras, pois elas podem prejudicar não só as pessoas que lhe rodeiam, mas também a você mesmo. O ideal é que você fique atento, e, sempre que possível, ofereça o seu apoio, por meio de palavras de afirmação a quem estiver precisando de algo neste sentido, principalmente os indivíduos que recebem melhor este tipo de linguagem.

Qualidade de tempo

Diz respeito à dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, aqueles que você mais ama e deseja ter por perto. As expressões ou dialetos podem ser: conversas de qualidade, passeios, assistir televisão juntos, ir ao cinema, marcar encontros com amigos mais próximos pelo menos uma vez por semana, assim por diante.

Acredito que esta seja uma das linguagens mais essenciais na atualidade. Acontece que, com a correria e a quantidade de demandas que necessitam da nossa atenção diariamente, acabamos deixando de passar um tempo ou de encontrar pessoas que são importantes para a nossa existência em si. Com isso, vamos perdendo o contato, e, conforme a vida se desenrolando, podemos até não encontrar mais maneiras de retomar a convivência com estas pessoas.

Assim, é fundamental que encontremos um tempo, que dediquemos um período do dia para estar, verdadeiramente, com nossos cônjuges, nossos filhos, amigos, familiares e todas as pessoas que considerem a nossa presença como algo de real importância. Mais do que presentes, o que essas pessoas de fato querem e merecem é que estejamos com elas de corpo e alma, sem preocupações aparentes.

Presentes

Nesta linguagem o que menos importa é o valor financeiro, pois o amor pode ser expressado por meio de uma flor, uma pizza ou uma joia, por exemplo. O importante aqui é o valor simbólico do que é presenteado, uma vez que a pessoa que o recebe se sente imensamente grata, feliz e realizada quando percebe a importância e o significado que tem em sua vida.

Para as pessoas que se sentem amadas por meio desta linguagem, o fundamental é saber que o presente está sendo dado de coração, com a intenção realmente de agradar e deixar uma marca, fazendo com que esta se sinta lembrada, mesmo quando está ausente.

Gestos de serviço

Aqui o que você faz conta mais do que qualquer palavra. Formas de expressão como: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora, levar o carro para lavar, entre outros atos de serviço, demonstram à pessoa o quão importante ela é para você, e, principalmente que você faz de tudo para vê-la feliz e realizada.

Assim, a minha dica aqui é que você fique atento às formas, aos serviços que você pode empregar às pessoas, fazendo com que elas sintam-se valorizadas e até mesmo motivadas por você. Além de amados, as chances de fazer estes indivíduos felizes é bem grande.

Toque físico

Beijos, abraços, cutucões com o cotovelo, mão no ombros, as relações sexuais, toque suaves pelo corpo, mãos dadas, entre outros gestos, representam essa linguagem do amor. Mais do que saber que o amor existe, algumas pessoas têm a necessidade de sentir fisicamente esse amor. Por isso, fazem questão de receberem carinho, por meio do toque, para que assim sintam-se também mais seguras.

Quando gostamos muito de alguém, independentemente de termos um relacionamento amoroso ou não com esta pessoa, queremos demonstrar de todas as formas possíveis. E quando este amor é intenso, ele extravasa e acaba sendo expressado por meio de um cafuné, de um abraço apertado, de uma massagem, de beijos e assim por diante.

Mas vale o lembrete: é importante saber se o outro também deseja receber amor dessa maneira, caso contrário, corre-se o risco de invadir o espaço da pessoa e dela acabar não gostando.

Voce sozinha(o) ou com seu parceiro(a) pode fazer o teste gratuitamente e online, é  só  procurar por ‘5 Linguagens do amor teste’

Recomendo! – porque você pode até achar que não, mas todo mundo tem a capacidade de aprender a amar e a receber amor e a gente nem precisa falar a mesma língua 😉

Facebook Comments

Deixe uma resposta