Visto Na Irlanda.

Todos os dias eu recebo um monte de perguntas sobre como funciona o sistema de visto na Irlanda, e para responder todas elas de uma só vez resolvi fazer esse post.

Brasileiros Não precisam de visto para Turismo na Europa, todavia o oficial da imigração pode, sem motivo aparente, te barrar ou seja, é uma loteria, mas não se assustem, não é frequente proibir a entrada de brasileiro que esteja com toda a sua documentação regularizada e tenha dinheiro suficiente para se manter no período que se planeja ficar.

Outro tipo de Visto é o Visto de Estudante que te permite trabalhar Part-Time se o seu curso for superior a 24 semanas, e nas férias sua carga horaria pode dobrar e ao invés de 20 horas semanais você tem a autorização para trabalhar 40 horas, para conseguir esse visto você tem que preencher uma série de requisitos e o ideal é que seu curso tenha sido comprado já no Brasil , sendo assim você já entra com todos os documentos exigidos e com muitas preocupações a menos.
Eu recomendo comprar um curso de 1 ano, mesmo que seus planos sejam o de ficar somente 6 meses, porque a diferença de preço não compensa o trabalho e o dinheiro que se gasta caso você decida ficar mais por algum motivo. Eu tive que pagar a carteirinha da Garda (GBI) muitas vezes , já que ia ao Brasil e perdia aula e nunca conseguia o percentual mínimo de 85% para a renovação do visto para 1 ano, o resultado é que eu pegava meus vistos em parcelas, a cada 3 meses lá estava eu batendo ponto na Imigração.

É claro, que morando na Irlanda a probabilidade de você conhecer um Irlandês é grande e é natural e inteligente que você queira conhecer mais o seu parceiro antes de dar o grande passo que é casar, nesses casos a opção é aplicar para o Partner Visa, traduzido ao pé da letra significa um visto de parceiro, ou noivo.
Fiquei sabendo sobre esse visto depois que tive a Chloe e não dispunha mais de tempo de frequentar a escola e não queria casar só por casar.
Não é fácil conseguir, algumas exigências tem que ser cumpridas e o período de relacionamento mínimo é de 2 anos, antes disso é bobeira tentar.
Também deve haver a intenção de pelo menos futuramente se casar.
A imigração vai pedir fotos, cartas, convites, emails, tudo o que comprove a relação do casal.
Conta conjunta, extrato bancário e provas que o seu companheiro possa te sustentar sem você ter que ficar na aba do estado também são importantes.
Em se tratando de Imigração, cada caso é MESMO um caso e o resultado pode ser um visto Stamp4 que te dá direito a trabalhar Full Time ou Stamp2 que te dá direito somente a residência, ou seja, não te autoriza a trabalhar.

O Stamp1  é o visto de trabalho, conhecido também como Work Permit , ele é requisitado pela empresa que quer te contratar.Na minha opinião é um dos mais dificeis de se obter, as exigências são muitas e não sai barato para o empregador, mas muitas brasileiras(os) conseguem, aliás, muitas já chegam aqui inclusive com o visto.
Depois da crise algumas exigências foram acrescentadas e o salário mínimo para a obtenção do Stamp1 é de €30k (30 mil euros anuais).

Qualquer que seja a sua intenção eu aconselho tudo, menos ficar ilegal.

Um cidadão Ilegal não tem voz ,  recebe menos , é explorado devido a sua condição e o mais importante e cruel: Vive sob pressão em uma terra que não é a sua.

A Irlanda , é um dos países europeus que possui um dos sistemas mais fáceis para a obtenção de visto, visto de estudante pode te restringir em relação a emprego, mas tem lá suas vantagens, os impostos pagos são menores do que os 48% pagos pelos cidadãos Europeus sem citar que quando se mora fora e ocorre uma emergência (porque acredite, elas ocorrem) no Brasil você estara legalmente documentado para exercer seu direito de ir e vir , ao invés de ficar literalmente ilhado sem poder ir a lugar algum e nem receber visitantes tendo você como referência.

A vida Na Europa não é um Mar de rosas como muita gente pensa e estar dentro da Lei é regra básica se conseguir todo o resto.

Mais informações sobre visto no site do Citzen Information : http://www.citizensinformation.ie/categories
E nos Blogs especializados que se encontram linkados no meu Blogroll.

Facebook Comments

8 Comments

  1. Tem um outro visto, o Stamp1 que é para pessoas que tem o Work Permit, como é o meu caso. Este visto é dado quando uma empresa X quer te contratar, dai ela entra com o pedido de visto para o governo.

  2. Obrigada Poliana !
    Tinha me esquecido desse daí! hahaha

    bjs

  3. Olá

    Meu namorado é brasileiro e obteve o work permiit atraves de uma empresa de T.I. Eu estou no Brasil mas irei para irlanda morar com ele. Como ambos sao brasileiros será que a regra é a mesma para partners europeus e irlandeses?

  4. Olá

    Meu namorado é brasileiro e obteve o work permiit atraves de uma empresa de T.I. Eu estou no Brasil mas irei para irlanda morar com ele. Como ambos sao brasileiros será que a regra é a mesma para partners europeus e irlandeses?

    • Não é a mesma não. Vocês teriam que ser casados, já que ele é brasileiro, a não ser que você tenha cidadania européia.

    • Oi Karine! Meu marido e eu estamos indo morar em Dublin (Fev/2015), a minha situação é a seguinte, ele tem cidadania Espanhola, somos casados no civil há 1 ao e no religioso há 4. Será que posso solicitar o stamp 4 ao chegar? To na dúvida se posso comprar só a passagem de ida.

    • Oi Estefânia, vc pode aplicar para o stamp 4 sim. O problema é que demora uns 6/9 meses para sair, então quando vc chegar na irlanda vc tecnicamente não tera visto, se eu fosse você compraria passagem de volta sim, a diferença é bem pouca e não vale a pena o aborrecimento. Até pq, a passagem é valida por 1 ano, vc pode voltar ao Brasil para visitar, não?
      Boa sorte

  5. Oi Estefânia, vc pode aplicar para o stamp 4 sim. O problema é que demora uns 6/9 meses para sair, então quando vc chegar na irlanda vc tecnicamente não tera visto, se eu fosse você compraria passagem de volta sim, a diferença é bem pouca e não vale a pena o aborrecimento. Até pq, a passagem é valida por 1 ano, vc pode voltar ao Brasil para visitar, não?
    Boa sorte

Deixe uma resposta