Penalti,Uma Invencao Irlandesa.

Penalti,Uma Invencao Irlandesa.

Você sabia que  William McCrum, um goleiro irlandês, foi quem Inventou  o Penalti No Futebol ?

O lance foi criado para punir com mais rigor as faltas cometidas dentro de campo e no início era cobrado pelo presidente do clube.

A princípio os Ingleses e a Imprensa foram contra, e havia até uma certa troca de favores entre times adversários punidos com a “Novidade”, os goleiros deixavam o gol escancarado  enquanto que o cobrador chutava para fora de propósito , até que resolveram acabar com a “festa” e como mais uma regra o Goleiro deveria ficar embaixo das traves.

A cobrança do Penalti é cada vez mais importante,além de ser a única infração que pode ser executada  depois de esgotado o tempo regulamentar, mas Mesmo depois de 100 anos desde a sua criação , a jogada continua causando polêmica.

Em Compensação os Goleiros ,que se defenderem a cobrança são consagrados e se deixarem passar são inevitavelmente condenados , são os únicos que depois da invenção irlandesa  nunca mais dormiram sossegados.

Eu durmo bem todas as noites…já os ‘Tafareisss’ da vida graça ao Colega , com certeza não.

Facebook Comments

16 Comments

  1. Sem preconceito mais é raro ver mulher falando sobre futebol! mas gostei do seu texto. E mesmo sem gostar mt de futebol o lugar q eu gostava sempre de jogar era no gol pois sempre achei a posição de goleiro uma das mais importantes pois se td mundo pode errar menos ele. E depois dessa sua postagem acho q esse profissional acaba ficando até mais valorizado ainda não é mesmo. E só mais uma curiosidade, vc sabia q o falecido papa JOAO PAULO II tbém foi goleiro??
    Grande abraço e se quiser dar uma passadinha no meu blog sem compromisso não tem problema o endereço é: http://www.cinemeirosnews.blogspot.com
    Abraço do amigo Érico

  2. Divertido ver mulher falando sobre futebol. E você é bastante explicativa, sanando muitas dúvidas e proporcionandno cultural, parabéns.

    Eu definitivamente não sou fã de futebol e não sei o que quer dizer metade dos códigos que eles usam. Joguei algumas vezes, quando precisam de alguém para cobrir um membro faltante do time, mas sempre fui um lixo como jogador de futebol. Quando criança, eu NUNCA quis ser jogador de futebol!

    É legal o que acontece, né? Frente à novidade, as pessoas tratam-na com despropósito para depois aderi-la fielmente. Isso aconteceu com roupas, com penteados, com música e comportamentos – e também com o futebol! Hoje o pênalti é realmente algo muito importante.
    Tudo o que eu sei que é não queria ser o goleiro que não segura a bola num pênalti.
    =)

  3. Nossa não tinha a menor idéia que essa é a história verdadeira dos penaltis.

    Impressionante!
    Que bom que ficou, o penalti sempre é polêmico e é mais uma interação com o jogo.

  4. rapaz tu eh muito gostosa o que que quer blogando
    ?

  5. oooi 🙂
    gostei muito do seu blog! mto interessante essa conexão que vc faz mostrando um pouco da irlanda para nós! tenho mta vontade de conhecer esse país.. terra natal do u2 e Cranberries!

    e obrigada pela visita, sabe as vezes algumas coisas só podem ser ditas em inglês, assim como outras só podem ser ditas em potuguês mesmo…
    volte sempre que puder!

    beijos

  6. pois é, eu sabia dessa historia mais ou menos, mas é bem isso mesmo, sorte que hoje não é mais uma torca de favores e o goleiro pode pegar o penalti 😛

    :**

  7. E vc sabia que foi o Penalti que decidiu a copa de 1994 e 2006?

    hauhauhau'

    Pealti, é a mais pedida no futebol"!

  8. Olá parabéns pelo blog muito bom!
    Sabe que sou afixionado por futebol, mas não sabia desta informação.
    Parabéns por tudo
    Um beijo
    Leonardo Bento (Marido Sanduíche)

  9. Poxa…essa sabia não!
    O penalti é um dos melhores momentos do futebol, principalmente qndo é disputa de penaltis…adoro!

    Passa lá e comenta tb:
    http://caopelado.blogspot.com/

  10. HAHAHAHA Não sabia como o penalti foi criado. Muito bacana. Adorei!

    Abs.

    http://www.damasdevermelho.blogspot.com

  11. Karine tb é cultura futebolística rrss

    Eu que sou um apaixonado por futebol não tinha a menor ideia dessa história toda.
    Bem legal , Karine.

    tá me devendo uma visita.

    Bjs
    Rodz

  12. Nossa foi estranho como foi criado, e muito mais estranho que era cobrado pelo presidente. Enquanto a polêmica, o futebol em si é uma polêmica, isso é a graça!

  13. Compartilho do primeiro comentário!
    realmente essa eu não esperava, aprender sobre a origem do pênalti com uma mulher!! Você está de parabéns!

  14. Obrigado pela informação. Não sabia também como foi inventado o penalti.

    Esse e a moda pega. Os dirigentes do Brasil iriam estar todos na lateral dos campos esperando serem convocados pra chutar pro gol. E do jeito que são pernas-de-pau pra tudo, inclusive no futebol, não fariam muitos gols.

    Show de bola! Abraço

  15. Nossa, essa do presidente bater eu não sabia – amo futebol! Dizem que o penal é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente do clube. Agora sei da onde veio essa frase.

    bj
    Parabéns pela originalidade
    Pobre Esponja

  16. qui maximo.. vlww a dica!

Deixe uma resposta