O Lado SAD de morar na Europa.

Brasileiro tem fama de alegre e se você não sabe existe uma explicação científica para isso, em contra partida o Europeu – e pessoas que moram na Europa- normalmente tem o comportamento diferente, pelo mesmo motivo: O Sol. E a falta dele.

Sempre que o inverno começa a dar sinal, meu humor muda.
Pessoas que não enfrentam o mesmo problema podem julgar esse meu comportamento como sendo frescurite aguda, mas não é (não nesse caso).

Esse ano, decidida a não me deixar abater decidi proucurar ajuda e fui diagnosticada com SAD – Seasonal affective disorder, uma depressão que acontece geralmente no inverno e que é causada pela falta de serotonina que captamos com a  luz solar, que nesse período é escassa.

Alguns sintomas básicos são mudança brusca de humor, depressão, dificuldades para dormir a noite e cansaço durante o dia, busca de conforto em carboidratos e comidas calóricas, entre outros.

No meu caso, como no da maioria o tratamento recomendado é a fototerapia, ou seja, exposição diária a uma luz artificial por 45 minutos e rezar 3788 pais nossos e 76767 ave marias para que o inverno não seja tão rigoroso e que o verão não demore a chegar.Amém.

.

Facebook Comments

23 Comments

  1. Oi Ká tomara que esse tratamento dê certo e vc tb deve se esforçar um pouquinho…é muito ruim viver de mal humor, principalmente para os seus….bjs

  2. to contigo nessa Ka. e olha que ainda faltam loooongos meses pela frente. mas oh, chocolate, sexo e exercicios tb liberam serotonina viu???

  3. Caramba Ka, eu ja tinha lido sobre isso,mas nao sabia que existia um diagnostico!!!
    Imagino que nao deva ser nada facil mesmo,sao muitos dias nublados, mas ainda bem que voce sabe o que tem e que existe uma maneira de amortizar um pouco essa tristeza .
    O blog de repente tambem pode te ajudar com a força dos que te adoram aqui!!
    Beijos e te cuida!!!

  4. Ai! Primeiro inverno que inicio aqui e estou sentindo cansaço de dia e vontade louca de só comer carboidratos… Sério isso??? Ui!
    Vou me policiar daqui pra frente!
    (mas tb pode ser o remédio da "sereia" rsrs)
    Bjs!

  5. Boa sorte com seus raios artificiais! Espero que realmente ajudem!!!
    EU não posso reclamar. Esta zona da Europa é agraciada com muitos dias de sol durante o inverno. Sabe aquele friozinho com sol,hmmm, que coisa gostosa!
    Bom, eu sou do sul do Brasil, um lado nem tanto tropical… minha cidade é mais cinza que colorida, chove bastante e enfrentamos invernos bem rigorosos. Lá, essa história de SAD não existe, pelo menos não na teoria. Mas na prática também sentimos depressão de vez em quando.

  6. Aiii Mirelle, primeiro que eu nnao gosto de chocvolate, segundo que para conseguir elevar meu corpo aos graus de serotonina ao que o RJ me acostumou o rosinha teria que ficar em casa só fazendo sexo! hahahah

  7. Aháááá!! Captei vosso segredo do bronze forévis! Luz artificial… uuuhummm ;D

    Ah, adorei a parte da "busca de conforto em carboidratos e comidas calóricas". Concordo cegamente!

  8. Puts, Ka, e dificil mesmo ne.. diz a lenda que exercicio fisico tambem libera serotonina, e a academia podia ajudar.. eu mesma nunca cheguei na parte de me sentir feliz por estar malhando, mas decidi tentar pra ver se ajuda, porque esta dificil mesmo esse comecinho de inverno! Boa sorte por ai! Beijo…

  9. Tô com a Mirelle. Só trocaria minha parte de chocolate por cerveja. Aliás, minhas rezas tb. Será que rola??

  10. Oi Karine!
    Acho que para as pessoas como você que viviam em lugares com muito sol e calor deve ser ainda mais difícil…aqui em Barcelona eu não sofro muito, por que acho bem parecido com o clima da cidade que eu morava no RS, aqui sem dúvida faz mais frio, mas também mesmo no inverno faz sol e chove pouco. A Irlanda já é outra história, para segurar o inverno ai haja luz artificial né… bem…fé nos raios então!!!!
    Beijos!
    Mônica
    barcelonamiamor.blogspot.com

  11. Ka, muito pertinente……eu sempre tento explicar pras pessoas que muito do mau humor frances vem dai, alias, eu tambem fico menos sorridente nessa época……ainda nao estou precisando de tratamento nao mas quando precisar, volto aqui pra pedir opiniao pra ti!! Boa sorte….bjos

  12. Até eu ficaria triste demais em passar um inverno desses… Mas como tudo na vida "vai passar!".
    Bjs e boas viagens!
    http://www.expedicaoandandoporai.blogspot.com

  13. Eu não quero comparar (covardia) a qtde de sol a que vc estava exposta no rio com a minha em sp. Mas não é que eu já era assim meio melancólica no Brasil? Não vejo nenhuma diferença no meu humor aqui no inverno. Eu tb sinto mais vontade de compensar (seja lá o que) nos carboidratos e comidas calóricas. Mas isso é safadeza minha mesmo. 🙂
    Bom inverno pra ti.
    N.

  14. Sempre achei essa falta de sol super relacionada com o jeito de ser das pessoas, olha o povo espanhol super parecido com a gente porque o sol sempre brilha por la! Mas menina, nao sabia que tinha diagnostico, interessante isso, as vezes no inverno me sinto tao pra baixo, mesmo vindo da terra da garoa,la tambem tem sol!
    Bj

  15. Oiii, passei rapidinho pra deixar um bju.. faz tempo q eu nao passo por aki.. eh amiga pode preparar dois abajour dessas luzes pq segundo fontes pessimistas irlandesas.. esse inverno vai ser fecking cold… a geladeira ja esta aberta agora eh soh rezar os 2777888 pai nossos mesmo .. e um credo
    bjuuu boa semana

  16. Ka..toma uns vinhos, sempre e bom para o espirito. bjs

  17. coincidencia, vi agora que vc tbm escreveu sobre a D.A.S. (ou a conhecida SAD). Aqui nas England eles falam que usar roupas coloridas como amarelo, laranja, ajudam a combater a sad. Beijos

  18. Por aqui tb o povo emburra…Não celebra o Xmas e o New Years todo mundo tá hitting the sack antes da meia-noite..It's SAD indeed my friend…

    Pra mim no inverno é quando eu sinto mais falta da família e do BR 🙁

  19. Oi Karine!
    Menina agora aquela frase "agente só da valor quando perde" faz todo sentido pra mim,porque eu não gosto de sol,mas agora vejo a falta que ele faz.

    Big Beijo!

    by Carla

  20. eu li os sintomas e me identifiquei com todos!! E agora? devo buscar um tratamento? essa luz artificial é como aquelas de bronzear? de toda forma vou buscar pegar um solzinho no parque sempre que ele der as caras. beijs

  21. ahhh eu to me sentindo assim! eu cheguei na Alemanha no inverno, mas como no início tudo sao flores, eu nao passei por isso. Mas agora eu to assim jururu, sem animo e vontade… sair de casa entao é um martírio!

  22. Frescurite que nada! Eu moro há 16 anos na Holanda e continuo sofrendo (em maior ou menor grau) todo santo inverno…

    Por incrível que pareça, nunca usei a tal da luz. Mas ela é muito conhecida por aqui, claro.

    Se os dias escuros afetam até quem nasceu aqui, imagina nós brasileiros!!!

  23. Frescurite que nada! Eu moro há 16 anos na Holanda e continuo sofrendo (em maior ou menor grau) todo santo inverno…

    Por incrível que pareça, nunca usei a tal da luz. Mas ela é muito conhecida por aqui, claro.

    Se os dias escuros afetam até quem nasceu aqui, imagina nós brasileiros!!!

Deixe uma resposta