Nollaig Shona Duit!

Nollaig Shona Duit!

Existem muitas diferenças entre o Nosso Natal e o Natal dos Irlandeses, pra começar a Ceia na Irlanda não é feita no Dia 24  e sim no Dia 25.
Aqui a comida tradicional é o Bacon, Peru e Carne de Carneiro, Batatas e Legumes Variados para acompanhar, a entrada normalmente é um Coquetel de Salmão e Camarão.
A sobremesa  é o Christmans Pudding, servido com uma manteiga especial chamada ‘brandy sauce ‘ ou Creme , seguidos de Christmans Cake(bolo de Natal) e Mince Pies.
o Christmans Pudding e o Christmans Cake são feitos em novembro e guardados, os irlandeses acreditam que desse jeito as sobremesas ficam no ponto e mais saborosas.

Na minha casa que é metade Irlandesa e metade brasileira teremos um cardápio diferente, pelo menos no dia 24, mesmo não sendo comum eles comemorarem, não posso deixar passar em branco.
Não terei Bolinho de Bacalhau, Salpicão ,Farofa e  Sobremesas Geladas , mas a Rabanada eu vou fazer !

Entre muitas outras tradições, vale a pena mencionar a Vela Acessa na janela, que simboliza que a casa está de portas abertas para Maria e José, aliás, muitos até hoje deixam-a entreabertas.

Enviar e Receber cartões de Natal é a melhor demonstração de amizade e carinho pelas pessoas que são especiais para você, portanto eles ganham um lugar de destaque fazendo parte da decoração da casa !

A boa notícia é que Papai Noel existe até aqui, a diferença é que parece que até ele gosta de uma cerveja,
por isso deixamos uma garrafa de Guinness e Mince Pies para o Bom Velhinho, que aqui não escapará das Chaminés, já que praticamente todas as casas  tem Lareira.( espero que ele tenha feito uma dietinha básica, ou ficará entalado.)

Mas na verdade ,pra mim, a principal diferença é o clima , já que troquei o calor do meu Rio De Janeiro, pelos ventos gelados de Dublin , devo ser Maluca.

Bem…Pra Você , Aonde Quer Que Esteja, Um Feliz Natal , Na Língua Que For ,Do Lado De Quem Quer Que Seja E Que Sua Noite Seja Incrivelmente Especial !

Hoje Beijos Da Minha Família, Para A Sua !
Facebook Comments

6 Comments

  1. Cerveja pro bom velhinho foi boa, pra popular aquela pança tem que ser diversas garrafas de GUINNESS hehhehe. Estas peculiaridades entre os países é sensacional, eu adoro notar as pequenas diferenças. O mais interessante no natal é justamente isso, as suas pequenas diferenças, mas permanecendo o âmago da ocasião que é compartilhar coisas boas e desejar coisas boas a quem se gosta.
    Feliz Natal pra ti também!!!

  2. Os irlandeses deixam cerveja para o Papai Noel? 😀 haha
    Feliz Natal

  3. Interesse a cultura irlandesa. Adoro saber essas peculiaridades.

  4. UM FELIZ NATAL P VC TB !!!!!!!!
    todos temos uma diferença cultural ,minha irmã esta morando ai em dublin,ate hoje eu acredito q ela trocou a praia de cabo frio pela neve ..mas fazer o q ??
    beijos

  5. Nossa , sorte a sua ser criada em meio a duas culturas. Deve ser incrível.

  6. Oi Ká seu texto está simplismente maravilhoso…muito bom ter essa oportunidade de traçar esse paralelo entre as duas culturas e extrair o que há de melhor. Feliz Natal pra vc tb tudo de maravilhoso pra vcs …bjs fq com Deus!!!!!!

Deixe uma resposta