Entendendo a Crise Econômica Da Irlanda-Update.

Entendendo a Crise Econômica Da Irlanda-Update.

Principalmente na última semana quando a Irlanda apareceu como manchete nos jornais de vários países, incluindo o Brasil, recebi vários emails, basicamente vindo de pessoas  que planejam “estudar” Inglês por aqui.

Particularmente acho arriscado pedir esse tipo de opinião para uma leiga, afinal, morar em um país não me faz expert nele, ainda mais quando o assunto é tão complexo como a economia.

Para deixar claro, a minha situação é um pouco diferente dos que me pedem uma posição, não sou mais estudante faz tempo, ou seja, o que eu sei sobre a vida de quem veio para estudar é de ouvir falar e ouvir falar nem sempre mostra a realidade, até porque muitos fatores influenciam, como por exemplo o domínio da língua, a sorte e o empenho de cada um.

Acho que a crise só afetara os estudantes despreparados e com segundas intenções, se você estiver planejando vir financeiramente resguardado para se sustentar alguns meses e não fez dividas pensando em recuperar o dinheiro com um trabalho que ainda não tem, não vejo no que a atual situação possa prejudicar, afinal se não conseguir emprego é só voltar para o Brasil, mas se o objetivo é juntar uma grana pra pagar empréstimo, abrir negocio, comprar casa própria e viver de renda, esqueça, o mar não está para peixe e a realidade é que muita água vai rolar até tudo se normalizar, mas uma coisa eu tenho certeza, nunca, jamais em hi-pó-te-se alguma a Irlanda voltará a ser “a mãe”que era antes e podemos aplicar o famoso “Quem ganhou, ganhou, quem não ganhou não ganha mais”.

Quem já se estabeleceu por aqui e não pensa em voltar para o Brasil, a história é outra, com os planos de corte do governo na educação, pensão e benefícios, a vida promete ser mais difícil.

Se você quer entender o que se passa na Irlanda de uma maneira simples e bem explicada por dois jornalistas brasileiros (Ernani e Juliana) que aqui vivem clique no Link da reportagem que eles fizeram para o site OperaMundi e no vídeo da Band, depois, reze comigo, porque o negócio não está bonito, não mesmo…Hare Baba!

#ficaadica
Crédito de imagem Ernani
.
Update:
Nessa quarta-feira o governo anunciou o plano de cortes para os próximos 4 anos que inclui a redução do salário mínimo em 1€, a cobrança de na taxa de água, implementação do equivalente ao nosso IPTU, redução dos beneficios dos desempregados e aponsentados , redução no quadro de funcionários públicos entre outros.
Nada ainda está muito claro, só no dia 4 de dezembro será anunciada as mudanças para o próximo ano.
.

Facebook Comments

8 Comments

  1. Pois é…Pois é…
    Eu sempre digo o mesmo, igualzinho, respeito a Espanha. Quem fez dindin, fez…quem não fezm dificilmente fará, porque a a teta secou! E tenho certeza já que não vai voltar a ser como antes, pelo menos nos próximos 20 anos!
    A Espanha ainda não pediu ajuda a UE e está aguentando a trancos e barrancos…veremos até qdo. Mas os cortes feitos pelo governo já afetam aos bolsos da galera.

  2. A sua sinceridade é o maior conselho, acredite.
    Que a crise nao te atinja diretamente.
    Bjs!

  3. Oi Ká muito esclarecedora sua matéria, complementada pela reportagem no link e tb na reportagem da Band. Só nos resta torcer para que esta crise tenha fim, de imediato sabemos que não, mas que seja num futuro bem próximo. bjs e mais uma vez parabéns vc respondeu muito bem às nossas dúvidas.

  4. Oi Ka, o negócio ta feio mesmo! Quarta-feira, o governo vai anunciar os cortes. Ja ouvi dizer que vao diminuir o salario minimo, o seguro desemprego e tb o auxilio para filhos. Por enquanto, nao ha nada certo, mas tenho certeza que depois do anuncio, vai ter muita gente protestando pelas ruas da Irlanda.

    Ah, valeu a propaganda heheh!! Hoje sai mais uma materia. A crise ta fazendo a gente trabalhar muito mais!

    Beijao, Ju

  5. Simples, precisa e direta, como sempre!

    É aquele "velho deitado"… "Ao bom entendedor, basta meia palavra".

    Te desejo sucesso, sempre. Com a crise, após a crise e apesar da crise!

  6. Oi Karine(que estranho falar o meu nome me referindo a um outra pessoa kkkk)! Nos jornais daqui da Italia so se fala da Irlanda,Portugal e Espanha. Sao paises a risco embora a Italia esteja passando por um momento muito critico tambem.Cortes do governo, desemprego maior que no Brasil, crise politica etc Acho que a Europa toda ta na corda bamba. Temos uma atividade comercial e estamos sentindo a crise de perto e sei que a cituaçao nao se resolvera de hoje pro ano que vem.Ainda vai demorar muito. Para todos que me pedem opniao sobre vir pra ca, dico a mesma coisa que vc. Gostei da sua sinceridade e acredite, sao poucas as pessoas que pensam como vc. Beijos

  7. Acho que precisamos dar a nossa força para a economia. Da minha parte, vou garantir que o dinheiro não deixe de girar nos pubs e off licenses… ;))

  8. Muito bom o post e a sinceridade. Sonhar eh otimo! Eu sonhei, realizei e desejo isso a todas as pessoas. Mas como voce bem disse, vale a pena pesar os pros e contras e decidir o que fazer. Eu vim para ca para estudar, nao trabalhei, gastei muito, mas muito dinheiro, aproveitei e etc. Se tivesse que trabalhar aqui para pagar pelo que fiz, nao teria vindo, simplesmente porque nao conseguiria.
    Hoje minha situacao tambem eh bastante diferente do que a da epoca de estudante, mas sempre sou sincera quando me perguntam sobre esse assunto.

    bjs

Deixe uma resposta