O post mais lido do blog, ao lado do post que o Rosinha escreveu sobre como é ser casado com uma brasileira, é o 10 mitos sobre casamento com estrangeiro.
Ambos escritos a muitos anos atras, o que me inspirou a dar uma atualizada depois de tanto tempo a mais de convivência.
Sabe aquela famosa máxima ” Os opostos se atraem” ?
Exato, os opostos se atraem.
Se conhecer uma pessoa nova ja é excitante, imagine conhecer não só uma pessoa, mas uma nova cultura, uma nova lingua, novas perspectivas de vida, diferentes formas de olhar uma mesma situação?
É uma mistura de sucesso e que te mantem interessada durante muito tempo, afinal, quem tem fome de conhecimento, ter uma fonte ali a seus pés é maravilhoso.
E é mesmo.
Se relacionar com estrangeiro é maravilhoso.
But.
Porque tem sim o BUT, as coisas podem se complicar um pouco depois que os filhos chegam, ou quando se há de tomar uma importante decisão, ou até mesmo depois de alguns anos de convivência o que te atraiu a principio, pode ser o que mais vai te irritar.
Isso acontece com casais da mesma nacionalidade, claro, mas com alguns agravantes, como por exemplo, a distância da familia de um dos dois, a barreira da lingua e o jeito diferente em lidar com os problemas diários.
Posso te afirmar com certeza de que criar filhos quando ambos os pais sao participativos e tem convicções firmes sobre educacao e planos futuros, tendo vindo de backgrounds diferentes é sem duvida nenhuma challenging.
Estou dizendo com isso que você nao deve se casar com um estrangeiro? Não, não estou!
Estou dizendo que sendo voces de nacionalidades diferentes, vieram de backgrounds diferentes? Não, não estou!
Estou dizendo que o casamento/relacionamento/amizade de voces não dara certo? Não, não estou!
Só estou dizendo que é mais complicado e requer uma dose extra de amor, compromising, jogo de cintura.
Você ficara sim, mais vezes, entre o dilema de ser feliz ou ter razão.
Voce crescerá como pessoa, como casal, como amiga, como colega de trabalho.
Você se tornara mais tolerante- ou menos. (eu alterno fases)
E como tudo na vida, tera o lado bom e o ruim, mas pra mim, o mais importante é voce nao se anular para agradar, nem que para isso voce precise da ajuda de um professional, Terapia de casal eh uma maneira excelente de entender o outro antes mesmo que os problemas aparecam, porque eles irao aparecer e quando isso acontecer, ao invés de voces desistirem um do outro, vocês possam voltar mais fortes ou se decidirem seguir sozinhos, conseguirão fazê-lo de forma madura.
Prontos para enfrentar uma outra recaída, afinal, o que não sao as relações humanas se ficamos sempre no mesmo lugar?
Casamento não é um passeio no parque, e que chato seria, se fosse.