Uncategorized

Quando a pressa é amiga.

Se eu pudesse dar um conselho a você, mãe (e porque não pai?) que vive aqui na Irlanda, além do filtro solar eu te diria para colocar o nome do seu filho na escola da sua preferência na primeira semana de vida dele, porque ó, é estresse.

Quando a Chloe nasceu e com 2 meses o Rosinha me fez ir a uma reunião do colégio que ele frequentou e colocar o nome dela, achei que tivesse arrumado o pai mais alucinado do mundo para a minha filha, mas agora depois de 3 anos e meio e na época de receber a cartinha linda dizendo que é óbvio que minha menina conseguiu um lugar em uma escola de sucesso, ela não chegou e eu percebi que a tal da pressa do pai dela não foi suficiente.
Nosso número? 67
Quantidade de vagas? 60.
Acontece que aqui na Irlanda TODAS as escolas dão preferência aos irmãos de estudantes e você se baseando na minha família de 3 kids deve ter uma idéia que o que sobra dessas 60 vagas para crianças de fora é mais ou menos 15 vagas, né? e é triste minha gente, ver todos os planos do Rosinha irem água abaixo.

É claro que o governo é obrigado a fornecer escola para todas as kids em idade escolar MAS aí é qualquer escola, com companhias com interesses e comportamentos diferentes, para deixar claro, aqui na Irlanda também existem bairros bons e bairros ruins, más e boas companhias, não sejamos inocentes, não é mesmo?

Então é isso, para você não ter que rezar pra ninguém morrer na sua frente na lista, na gravidez comece a pesquisar e ler sobre as escolas a sua volta e assim que seu filho nascer coloque o nome em todas as que você achar que suprem as suas necessidades, baseadas em resultados, localização ou frequência.
Não deixe para depois!
E o mesmo vale para mães ou pais que estejam pensando em trazerem seus filhos para Irlanda, antes disso se informem, vá na escola e coloque o nome da criança na lista, mesmo que seus planos não sejam de imediato vale se prevenir.

Conselho de gente fina, elegante e sincera.

O próximo eu vou vender, tá?

.

P.s.: Eu ainda posso me considerar uma sortuda porque a regra sendo essa, ela tem lugar garantido na escola do Breno, que diga-se de passagem é também mega disputada, talvez até mais do que a que a gente queria coloca-la a princípio.

.

Facebook Comments

4 Comments

  1. Puxa Ká que chato, e agora vc tem alguma alternativa que facilite sua vida???? Vai fazer o quê????

  2. Dureza hein amiga, e ano que vem será que rola de conseguir na escola que você quer?
    Boa sorte amora.

  3. Aqui na Holanda é a mesma coisa. Mas você só pode inscrever seu filho quando ele completar dois anos, e as crianças vão para a escola depois do aniversário de 4 aninhos! Boa sorte 😉 Bjs, Ana Paula

  4. Aqui na França o problema são com as creches. Eh praticamente necessário inscrever a criança na lista de espera da creche antes dela nascer!!!
    Mas sobre as escolas, o que sei é que aqui existe uma regra da localidade onde se mora… Se os pais preferem uma escola em outro bairro (pela reputação, por exemplo), é praticamente impossível (só se provar que fica perto do trabalho de um dos pais, etc). Ou então indo para escola particular. Tem escola pública para todo mundo, geralmente elas são de qualidade, mas tem sempre uma melhor do que as outras!

Deixe uma resposta