Parlamentarismo, Presidencialismo e Pizza.

Parlamentarismo, Presidencialismo e Pizza.

Essa semana fui ao Late Late Show, um programa de televisão -do formato do programa do Jô- onde os convidados daquele dia eram os sete candidatos a presidência da Irlanda.
Não sei se você sabe, mas aqui o sistema de governo é o parlamentarismo, ou seja, diferente do Brasil o Presidente, ou no caso, a presidenta não tem os mesmos poderes do Presidencialismo e seu papel é representar o País de maneira no mínimo decente, mas não dá pra fazer mais do que isso já que seu poder é restrito.

Com isso qualquer cidadão comum, pode se candidatar e não precisa ser afiliado a nenhum partido político, ou seja, nessas eleições, dos 7 candidatos, 2 são conhecidos pelo público como sendo da indústria do entreterimento. 
A Irlanda é pura porpurina.
Mas não pensem vocês que por aqui não rola barraco e dedo duro, muito pelo contrário, acho a eleição muito menos formal e os debates são muito fracos, mas a gritaria, disse-me-disse, zum-zum-zum e confusão por trás das cenas são fortíssimos!
A Atual Presidenta -Mary McAleese- está no poder faz 14 anos, isso mesmo meu povo, 14 anos e tem um salário de 290 mil euros anuais, fora toda a mordomia.

A próxima eleição presidencial da Irlanda acontece no dia 27 de outubro de 2011 e o voto é opcional.

Com quem a candidata Dana Rosemary Scallon parece? Rá!
Quem sabe daqui a 14 anos não me candidato, né?
Vai vendo…
P.s.:Ká.Entre.Nós é pura cultura! Ou vai me dizer que você sabia qual era o sistema político da Irlanda,, hun?
.

Facebook Comments

12 Comments

  1. Candidate-se!

    Eu transfiro meu título para a Irlanda… hahaha

    Um tabu você derrubará: a de que toda presidentA é também uma mocréia!

  2. Vc iria revolucionar a Irlanda e deixar ela bem + chique rsrsrs, aqui na Colombia tb tem eleicao dia 27 + aqui é Presidente mesmo e o votot tb é opcional…. Ká vamos passar Natal em Medellin e Ano Novo em Bogota com um casal de amigos brasileiros que estao vindo de férias, esse é meu consolo :)…

  3. Pura cultura, sem dúvidas!
    Três comentários:
    1) Pense seriamente em se candidatar. Vc é muito, muito, muito pop!!
    2) As duas primeiras fotos estão com qualidade diferente da terceira, que foi tirada da tv (ou do site). O que me leva a pensar que vc estava com vergonha de sacar sua máquina superpoderosa e, disfarçadamente, clicou o palco com o celular.
    3) É a primeira vez que entro aqui e só tem homem comentando. COmo eu disse antes, vc é pop demais!! 😉
    bjo

  4. Eu assisti parte do debate essa semana, e achei uma confusao so! Todo mundo querendo falar ao mesmo tempo! Tem uma candidata, uma loira, Que nos banners pelas ruas ela parece 20 anos mais jovem. Repara so! eheheheh

  5. Mister Lemos,
    Hahahahah vc é muito bobo!
    Mas como pra ser presidente por aqui não tem muitas regras, né? pode ser…quem sabe!? Se o saleario continuar o mesmo….hahahah

    E a Mike é menina!

    beijoca

  6. Pri,
    Aquela candidata (Mary Davis) tem mais de 50, mas até que ela está bem mesmo pessoalmente (beeeeem magra), mas as rugas existem, essas não tem jeito….

  7. Ká.entre.nós…é cultura!!!!!Alguém duvida????bjks

  8. Ai, que legal. Sera igual a versao inglesa Question Time? 🙂

  9. nao sei o q me deixa mais bolada: a mulher estar ha 14 anos no poder ou eu ter estudado ciencias politicas e nao saber ate hj q a Irlanda tinha umA presidente! haha bjs!

  10. 14 anos no poder, ryca e com toda essa mordomia e ainda parece esse monstrengo!! Eu com 14 anos de riqueza iria ser uma Paris Hilton da vida!haha Acho que você deve se candidatar sim, para colorir um pouco essa Irlanda cinzenta!! bjoo

  11. 7 candidatos? Nossa, pelas ruas eu só vejo cartazes de 3 candidatos. Pura cultura hein 😉

    Bjos

  12. Paulista esse mkt faz parte da campanha de 3 deles que dizem não querer poluir a cidade com cartazes enquanto que os outros gastam "rios" de verba para isso!
    Acho que todo mundo deveria acompanhar de perto as eleições, é divertido!
    hahahaha

Deixe uma resposta