Uncategorized

Strawberry Hemangioma

Depois de algumas semanas de nascida a Miazica passou a apresentar uma bolinha vermelha na pontinha do nariz.
Como coincidiu com o primeiro resfriadinho achei que fosse por causa da coriza, os sintomas do resfriado foram embora mas a marquinha continuou firme e forte, achei então que pudesse ser a  chupeta roçando naquela região, troquei a chupeta e nada mudou.
Em uma consulta com a minha médica mostrei a marquinha e ela me disse que era uma marca de nascença e que sumiria com o tempo.
Passada algumas semanas a mesma médica me deixou uma mensagem no telefone:
“-Oi Karine, tudo bem? estava aqui pensando na Mia e na marquinha dela e acho melhor a gente investigar mais a fundo.”
Tentei contactar a mesma durante 7 dias sem sucesso, ela não retornava as minhas ligações e na minha cabeça materna de gente ocupada, elegante e sincera (e exagerada) já pensei logo em biopsia, quimioterapia e câncer.
Até que finalmente conseguimos marcar uma consulta com ela, que é apenas uma clínica geral.
Apesar de ela ter me tranquilizado dizendo se tratar de Strawberry hemangioma ela me encaminhou a um dermatologista pediatra (1 dos 4 que existem em TODA a Irlanda) ou seja, mesmo no particular, já se foram 4 semanas sem data aparente para consulta.
Comecei então minha pesquisa pessoal, ou seja, google e até que fiquei mais tranquila em saber que sim, a marca vai crescer, mas que na maioria dos casos vai regredir sozinha antes dos 3/4 anos de idade.
Pra te ser sincera a marquinha da Mia não me incomoda e deixa ela até mais charmosinha mas sei que existe uma opção de tratamento a laser que pelo que andei lendo inclui anestesia geral o que todos sabemos seria um risco desnecessário para algo tão sem necessidade.
Na verdade pouca gente percebe e quem percebe pensa em se tratar de um machucadinho, mas sim, se você pesquisar por aí vai se deparar com casos muuuuuito mais graves e maiores.
Outro dia uma médica que mora nos Eua e que tem 3 filhas meninas, deixou um comentário em um post e eu fui visitar o  blog dela e me senti acolhida quando pelas fotos percebi que a filhinha dela também tinha Strawberry Hemangioma, deixei um comentário para me certificar que se tratava da mesma coisa e ela por pensar da mesma maneira acabou por me tranquilizar quando perguntei sobre os tratamentos alternativos, pra mim nada melhor do que o tempo, e se ele não regredir, e se ele crescer, e se derem apelidos a ela, que seja o de moranguinho, existe coisa mais doce?

Facebook Comments

Tags

14 Comments

  1. Ká, meu irmao,tb tem. Nasceu com um nas costas, mas era enorme e felpudo como o morango. Com o,tempo, murchou e hj acho q nem marca tem mais. Be calm. It's really normal!!!!!

  2. Ká, não se preocupa pq some mesmo. Minha filha nasceu com um na testa e um bem grande na nuca. Quando vi primeiramente me desesperei, até q na primeira consulta com a pediatra ela explicou tudo direitinho o que era. Essa manchinha permaneu até os 2 anos da minha flha, depois dos 2-5 só aparecia quando ela chorava, ficava bem mais rosadinha, ai, depois dos 5 sumiu!!! Completamente. Até mesmo a gigante da nuca.

    O que vc citou sobre (1 dos 4 médicos pediatras infantis), isso me deixa meio que angustiada, essa falta de opção. Eu quero ter mais um filho sabe, mas aqui em Cork, parece que tem só 3 médicos que fazem Cesárea, acredita nisso?

    Uma amiga disse que aqui as infermeiras fazem o trabalho (acompanhamento) pediátrico quando necessário. É assim ai em Dublin? Silvia x

  3. Eu acabei de fazer um post sobre uma marca de nascencia que meu filho tem, mas eh bem diferente da Mia. A dela pelo menos nem da pra ver, se vc nao ttivesse falado eu nao notaria. Eh tanta fofura!!!!!

  4. Por que nós, mães partimos logo pro " pior caso possivel" antes de descobrirmos o que é que realmente está acontecendo???

    A Mia tá linda e a marquinha dela é muito foooofa!

  5. Amabile Weidler

    Quando eu nasci, tive icterícia, e fiquei amarela igual casca de banana, por uns bons dias … aí depois, passou … no entanto ganhei o apelido de "bananinha" pelos familiares, e como meu nome não é lá essas coisas pra apelidar, o apelido pegou e ficou até hoje. Hoje … morando nesse bando de gringo, sinto falta de alguém me chamando de "banana" ou "bananinha".

    Sei que muita gente entende "banana" como xingamento, por exemplo, "Pô, àquele cara é um banana, um besta!!" mas, como foi minha família que começou, cresci acreditando que era um modo carinhoso, que só as pessoas que me amam, usam. Que sá, com a Mia acontecerá a mesma coisa. Se todo mundo começar dentro de casa a chamá-la carinhosamente de "moranguinho", ela vai entender como carinho, e quando o povo na escola tentar fazer graça (e, olha, tentaram fazer graça me chamando de banana a vida escolar inteirinha), ela não vai se importar (como eu raramente me importei).

    Até mesmo porque, bora combinar que "strawberry" e/ou "moranguinho" é uma graça!!

    Felicidade a todos vocês. ❤

  6. Ka, nem se preocupe, eu tinha quando criança na testa entre as sobrancelhas e sumiu. Minha filha nasceu com a mesma marca e hoje com 16 anos quase nem mais aparece. É assim mesmo, a gente se preocupa, mas é só relaxar e deixar pra lá. A Mia tá linda!!!

  7. É isso mesmo! Se não oferecer nenhum risco pra criança, é só esperar… que vai sumir.
    A coisa só complica se o hemangioma comprometer vias respiratórias ou oculares, aí tem que tratar pra garantir a visão/respiração. Apesar de ser no nariz, o da Mia é bem externo, pelo que eu vejo na foto. Então não me parece nada preocupante; é só puro charme!
    Ás vezes, quando ia tirar fotos profissionais da Laura, a fotógrafa perguntava se eu queria que "apagasse" o hemangioma. Eu nunca quis. É uma característica dela e não um defeito. É assim que procuro pensar e agir, da forma mais natural possível.
    Beijos!

  8. Viu Ká graças a Deus não é nada sério, basta acompanhar…Ela é tão lindo e nem aparece…bjks

  9. O Goura nasceu com uma marca dessas grandinha nas costas, nunca me preocupei com isso. Quando fui a India com ele ainda bebezinho varias pessoas me disseram que era uma marca muito boa de acordo com a cultura de la. Bom saber mais sobre a marquinha . x

  10. Oie Ka, não se preocupe pq o hemangioma é muito comum. O meu irmão super gatão tem um na homoplata esquerda. Fica tranquila, mulher! Beijosss

  11. Desaparece mesmo… achei que tomou a decisao mais sábia.
    bj

  12. Então, meu filho por ter nascido prematuro de 6 meses, teve (ainda no hospital) Várias manchinhas vermelhas diagnosticadas como "Hemangioma".

    Ficamos apreensivos porque elas estavam crescendo , mas como ele mesmo disse com o tempo elas regrediram e desapareceram.

    Realmente pesquisando na internet nos deparamos com níveis assustadores.
    Hemangiomas são comuns e a maioria desaparecem sem necessidade de medicamentos e/ou..

    Fique tranquila, flor!

    Beijocas

  13. Oi Karine, é a primeira vez que eu passo aqui, mas deixa te falar: isso some sim.

    E eu sei por que eu tenho um. E olha que era consideravelmente maior que o a Mia.

    https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/316129_10201737847069559_275431612_n.jpg

    Exatamente esse ai encima. Sumiu quase todo e o que não tinha sumido, eu tirei com laser em 4 sessões – o que é pouco. Tirei mais pelas espinhas, que iam crescendo e machucando por causa das veias, mas relaxa, que dúvido que isso vá acontecer com a Mia, por que é bem pequenininho!

  14. OI Karine , eu ja fui super encucada com a manchinha da minha filha, que foi a primeira filha, entao vc pode imaginar. Ela tem uma manchinha perto da orelha na bochecha e pequena a extensao e eh uma mancha plana. Nao eh Starwberry hemangioma, e uma mancha, mas nao eh uma bolinha. Fui em medicos aqui nos EUA e no Brasil tb. E eles diagnosticaram mancha do vinho do porto, fiquei preocupada pq essa mancha cresce e fica da cor vinho, alem de em alto relevo. Eu pensei em fazer lazer, e quase fui fazer. Porem meu sogro eh medico e pediu que eu esperasse, pq na opiniao dele iria desaparecer. Ela tem 7 anos, a cpr da pele dela mudou muito, ela era bem branquinha, entao a mancha era evidente, porem agora ela eh mais morena, e a mancha quase nao aparece, praticamente desapareceu. Somente aparece , quando faz muitissimo calor, ou ela ri ou chora com muita forca e mesmo assim eh rosa claro. Eu decidi que quando ela descobrir que tem a mnchinha ela decide se quer o lazer ou nao. Ate agora nao a incomodou em nada, e eu ate esqueci disso, pq realmente nao aparece nada.

Deixe uma resposta