Uncategorized

Gravidez na Irlanda – Parte 1

No Encontrinho de aniversário, muitas meninas sem filhos e casadas foram e elas me sugeriram fazer um Especial sobre como é a gravidez na Irlanda, como o tema é bastante complexo e inclui muitas informações, para não ficar cansativo vou dividir em partes, começando pela descoberta da gravidez.

Aqui, muito diferente do Brasil, o único teste que a mulher faz quando desconfia que está grávida é o teste de “farmácia”, ninguém aqui faz exame de sangue, se você for ao médico e não tiver nenhum problema de saúde ou se não fizer uso de alguma medicação que possa alterar o resultado do exame é esse que ele vai te recomendar e muitas vezes te dar para fazer no consultório mesmo.

Quando fiquei grávida da Mia, como estava tentando fazia tempo e vinha controlando a ovulação, descobri que estava grávida com 2 semanas! utilizando o teste mais barato disponível aqui na Irlanda, para confirmar comprei um mais caro e tals, mas o resultado foi o mesmo, positivão em 15 dias!

Dessa terceira gravidez aqui na Irlanda foi a mesma coisa, positivo com 3 semanas pelo exame de “farmácia”.

Depois de constada a Gravidez a mulher deve se dirigir ao seu G.P (clínico geral) e começar seu Pré-Natal.
Lá você paga a primeira consulta normalmente e as demais até o final da gestação serão de “graça” (na verdade elas são pagas pelo governo).

Seu clínico vai te dar uma carta, te encaminhando para a maternidade mais próxima da sua casa, aqui os hospitais atendem a população local, se você mora na zona norte dificilmente vai ser atendido na zona sul, a não ser que o hospital esteja sobrecarregado ou que você tenha alguma razão que justifique a alteração, como possível mudança de endereço, proximidade do trabalho ou seu G.P fique na área diferente da que você reside.

A maioria das maternidades são públicas e a maternidade particular não tem U.T.I, mas se você tiver um plano de saúde, como é meu caso, você pode optar pela área semi-privada e a privada dos hospitais públicos.

A única diferença nesses casos é que durante o pré-Natal você será acompanhada por um mesmo médico e depois do parto você ficará em alojamentos com uma quantidade menor de mulheres e bebês.

Esses são os testes mais utilizados aqui na Irlanda:

No próximo post vou falar sobre os exames que eles exigem na primeira visita e as recomendações dos obstetras e parteiras.
Para quem está chegando por pesquisa:
Gravidez na Irlanda- parte 2 (aqui)
Gravidez na Irlanda- parte 3 (aqui)
.
Facebook Comments

28 Comments

  1. Ká, no terceiro paragrafo acho q vc quis dizer " Quando fiquei gravida da Khloe"… Não é? Se nao for, desconsidere!Beijo

    • Não flor, a Chloe não foi planejada, o acompanhamento que fiz controlando a ovulação foi mesmo com a Mia. 😉
      Daí descobri rapidinho, com 2 semanas (:

  2. Parteira? Sério mesmo?

    • Médico só faz parto cesárea ou se houver alguma complicação, nos partos normais quem acompanha é a parteira ou midwife como elas são chamadas aqui.

  3. Hospital particular nao tem UTI?

    • Não! Se houver necessidade de atendimento de urgência nas 2 maternidades particulares que tem aqui em Dublin a paciente e o bebê tem que ser transferidos para o Holles street, um hospital público.

  4. Muito legal este seu post pois estou gravida. E as vezes me sinto muito perdida. Estou com 16 semanas amanha. Como tive sagramente fiz a meu primeiro scan com 11 semanas. Depois tive outro sagramento e fiz outro com 13 semanas. E esta semana fiz mais um pq a medica desconfiava que eu estava com apendicite.Porem eh so o utero crescendo, mas nao sei mais o que fazer tenho dores fortissimas. Mas gracas a Deus meu bebe esta bem. Quero muito ve o seu post sobre os primeiros exames. Pois fui a obstetra porem fio mais para falar sobre o problema do meu sagramento. Ela marcou outra consuta para 10 semanas.

  5. Interessante a diferença em alguns critérios da saúde.

    Bem simples e eficiente!

    Bjs e sucesso!

  6. Oi Ká,
    Também achei bastante curioso quando fiquei sabendo das parteiras. Acredito eu, que no Brasil quase não escutamos falar sobre elas.

    Você já falou aqui no blog que todos os seu bbs foram de parto cesárea… Eu te pergunto:

    1-A irlanda sendo um país onde o parto natural é bastante incentivado e tals… Quando vc engravidou da Chloe, não tentaram contigo sobre a idéia de parto natural?

    2-Vc sabendo que seu parto seria uma cesareana, vc precisou passar por todo aquele lance de contracoes, esperar dar o sinal pra poder ir pro hospital? Ou foi tudo marcadinho, hora, data e local?

    Tive minha filha por parto cesareana, por opção minha mesmo, pois tinha pavor de sentir dores e graças a Deus deu tudo certinho. Então marcamos a data e lá fui eu, não precisei esperar nenhum sinal pra ir pro hospital.

    P.S.não sei se vc se lembra de mim, nos falamos por tel no ano passado, minha fllha de 9 anos veio, passou as férias aqui comigo na Irlanda e a menina voltou pro Brasil, falando inglês melhor do que eu que moro aqui há 3 anos. Acredita? Eu estava bastante receiosa com relação à isso, mas deu tudo certo no final.

    Super abraço pra vc,
    Silvia

    • Oi Silvia, me lembro sim!
      Então, o parto cesarea aqui é marcado com 39 semanas, o da Chloe e o da Mia foram marcados assim, mas com a Mia entrei em trabalho de parto com 37 semanas e eles fizeram uma cesarea de emergência.
      Olha, por questões de saúde meus partos tiveram que ser cesárea mas te confesso que adoraria ter tido a experiência de um parto normal, não há porque ter medo…deve ser uma sensação única que infelizmente não vou experimentar…:/

  7. Ih viajei na maionese kkkk
    Estou perdendo as contas dos seus filhotes, rs.
    BEIJO linda!!

  8. Ih viajei na maionese kkkk
    Estou perdendo as contas dos seus filhotes, rs.
    BEIJO linda!!

  9. Eu realmente amo a Irlanda mas o atendimento medico eh pessimo!! Tenho filho pequeno e estou sempre me comunicando com os meus medicos do Brasil, inclusive mandei um email hoje. O sistema medico e bancario daqui precisam se modernizar com urgencia. Tirando isso, amo tudo!

  10. Eu descobri a minha primeira gravidez em Londres e achei super estranho isso do teste! Tbm fiquei sabendo com 2 semanas de gestação e através de um simples teste de farmácia. Dias depois, fui numa clínica da mulher e lá fizeram outro teste de farmácia E eu que achei que lá iriam me encaminhar para um de sangue #bobinha

    Beijos!

  11. Vizinha querida! Passei pra agradecer por tudo. Pela amizade, pelas histórias e pelas risadas que vc me proporcionou. Vou ficar um tempo longe dos blogs, mas vou te acompanhando pelo fb. Japs e eu vamos passar aí em junho. É claro que será ótimo encontrar vc, a Ni e todas as 50 crianças de vcs… 😉 Beijos! Seja feliz sempre!!

  12. OI Ká!
    Quem atende a grávida é o clínico geral??? Nao é o obstetra????
    Afinal a obstetrícia existe justamente para atender gestantes!!!
    Posso ir direto ao obstetra ou eu tenho que ir a um clínico geral (mesmo tendo plano de saúde)???
    Beijo
    Andrea

    • Sim! Aqui quem atende é o clinico geral no consultório (0 chamado G.P) e com o encaminhamento do G.p para o hospital a gestante é atendida pelo obstetra e midwives, mas o acompanhamento pré-Natal aqui é feito pelos dois, a grávida intercala consultas entre o hospital e o consultório do clínico geral…

  13. Oi Ka,

    Tanto na gravidez da Nina, quanto agora na gravidez da Luiza, eu fiz o HCG, pois eu queria saber de quanto tempo eu estava mais ou menos, o GP fez o exame ali na hora e o resultado saiu no dia seguinte, sem nenhum custo a mais. E claro que fiz o teste em casa e foi repetido no consultorio tambem! 🙂

    Adorei o post! 🙂

    Beijos,
    Edivania

    • Olha como isso varia de médico para médico!
      Eu queria saber o tempo exato de gestação e me recomendaram a ultra, ou seja, paguei 95€ quando podia ter feito de graça? ha ha ha
      Talvez a minha médica não disponha desse tipo de exame no consultório…

  14. Oi Karina, vi seu post por acaso na página da Ambi, gostaria de informar aqui às mulheres brasileiras na Irlanda que a AMBI tem suporte e apoio para as futuras mamães também. Ajudamos inclusive nos casos em que as futuras mamães nao dominem a lingua e precisem de alguém que as acompanhe nas consultas, além de esclarecimento sobre todos os procedimentos desde a descoberta até o parto. promovemos inclusive há alguns meses em um dos nossos encontros, um bate papo com a Nicole, brasileira e doula, que conversou com as gravidinhas que estavam presentes sobre todas as dúvidas. Só nos contactar pela página da AMBI no Facebook. Obrigada!

  15. Oi Karina, vi seu post por acaso na página da Ambi, gostaria de informar aqui às mulheres brasileiras na Irlanda que a AMBI tem suporte e apoio para as futuras mamães também. Ajudamos inclusive nos casos em que as futuras mamães nao dominem a lingua e precisem de alguém que as acompanhe nas consultas, além de esclarecimento sobre todos os procedimentos desde a descoberta até o parto. promovemos inclusive há alguns meses em um dos nossos encontros, um bate papo com a Nicole, brasileira e doula, que conversou com as gravidinhas que estavam presentes sobre todas as dúvidas. Só nos contactar pela página da AMBI no Facebook. Obrigada!

  16. Oi Karina, gostaria de umas orientações sua, descobri que estou gravida após 3 testes de farmácia derem positivo e o digital me disse q estou há 5 semanas ou mais. Estou perdida sou estudante tenho seguro governamental, mas gostaria de algumas orientações inicial de qual médico ir e em que lugar para fazer meu acompamento. Obrigada Jaqueline

    • Oi Jaqueline, todas as informações que vc precisa estão aqui no blog, vc precisa procurar um GP (clínico geral) e ele vai te encaminhar e te orientar para o hospital que melhor lhe convir.
      Esse é o primeiro passo.
      Seu seguro não vai cobrir essa consulta, que custa entre 50 a 80€ .
      Se precisar de alguma informação mais específica e eu souber te responder, entre em contato pelo kaentrenos@live.ie

  17. Cheguei na Irlanda a 2 meses e meu bebê acabou de completar 1 ano. Como é a questão das vacinas aqui?

  18. Cheguei na Irlanda a 2 meses e meu bebê acabou de completar 1 ano. Como é a questão das vacinas aqui?

  19. Oi Flor..poderia esclarecer uma duvida?
    Se um casal de namorados brasileiros fazem intercambio juntos e no periodo do visto a mulher engravida, você sabe como o governo trataria este caso?

    • Oi, tudo bem? Se sua pergunta for relacionada sobre visto, o de voces não muda e filhos de dois brasileiros mesmo sendo nascido aqui será Brasileiro.
      A não ser que um de vocês tenha passaporte europeu, nesse caso, ele herda também a cidadania do Pai.
      Nacionalidade na Irlanda não se dá por local de nascimento e sim pela nacionalidade dos pais. Beijos

Deixe uma resposta