Qual a Hora certa de tirar a Fralda?

Você pode vasculhar meu blog de ponta a cabeça e não vai encontrar um Post falando o que é certo ou errado em se tratando de desenvolvimento infantil ou a maneira correta de criar filhos.

Sempre que tenho uma oportunidade, digo, com muito orgulho que a primeira vez que fui mãe, a quase 15 anos atrás, nem livro eu li, tudo foi puro instinto e quem conhece o Breno, tá aí para comprovar, eu devo ter feito alguma coisa certa.

Graças a Deus, não existia internet, ou pelo menos eu não tinha acesso a esse excesso de informação e as comparações entre mães, quando existiam, se resumia ao playground do prédio.

Acho muito importante a gente se informar, principalmente no que diz respeito a alimentação, mas quanto ao comportamento, me desculpe as mais paranóicas, no máximo devemos nos basear em parâmetros e colocarmos uma margem grande tanto pra mais quanto pra menos, porque simplesmente cada kid tem seu tempo.

Esse post é pra falar sobre o desfralde.

É claro que aqui na Irlanda conheço mães que desfraldaram seus filhos antes dos 2 anos e meio e até antes mesmo dos 2 anos, mas a idade média para o desfralde de bebês irlandeses é  2 anos e 8 meses para cima, acho mesmo que essa pressa de tirar a fralda é cultural, e no Brasil, acontece por uma série de fatores: A fralda no Brasil custa caro e se livrar dela o mais rápido possível faz bem para o orçamento da família, Consciência ecológica, ansiedade dos pais, desejo das crianças (no calor, com certeza o desconforto em usar fralda se torna ainda maior)e a maior facilidade em se recuperar de “acidentes”, impossível por aqui, a gente deixar a kid só de calcinha ou cueca o dia inteiro.

Ou seja.

As meninas só saíram das fraldas  aos 3 anos.
Não vou mentir e dizer que não “tentei” um pouco mais cedo, mas não deu certo, elas não estavam preparadas para a transição.
Tanto a Chloe, quanto a Mia.
Pra mim, as vantagens foram enormes, quando aconteceu o desfralde elas ja estavam maduras psicologicamente e ja tinham o total controle fisico, eu não sou ansiosa quanto ao desenvolvimento delas e não as comparo, então pra mim, quanto menos drama, melhor.
E então que aos primeiros sinais de maturidade nesse sentido, já comecei o processo de desfralde, que durou pouco.
A Chloe tem 6 anos e nunca NUNCA teve nenhum acidente, nunca fez xixi na cama.
Mia, desde que saiu das fraldas, também não.
Alias, nunca fui mae de andar com muda de roupa na bolsa, nunca precisei.
A Amy tem 2 anos e 5 meses, e porque vê as irmãs já sem fralda, pode ser que saia antes, mas vou seguir no mesmo esquema, tá funcionando pra minha família, então tá ótimo.

Isso, pra dizer a você, mãe preocupada com o “atraso” no desfralde do seu filho e que só encontra textos na internet de “meu filho parou de usar fralda com 1 ano” , se sentir abraçada.

De uma vez por todas, acredite em mim.
Toda criança tem seu tempo.
E toda a mãe, também.

P.s.: As crianças só podem se matricular na escola Montessoriana (a partir dos 3 anos e 2 meses) depois do desfralde. A Amy esta a creche e ainda nao existe restricao quanto a fralda, mas tenho certeza de que as cuidadoras ajudarao tambem na transicao, quando for a hora.

Facebook Comments

2 Comments

  1. O mais engraçado é como a gente se surpreende, não pude ter pressa de desfraldar as mais velhas, pois elas viam a mais nova usando fralda e sentiam ciumes. Quando chegou a vez da terceira também não tive pressa, e um belo dia ela tirou a fralda sozinha e nunca mais me deixou colocar,acho que é essa coisa de querer imitar as mais velhas mesmo!

  2. Tem que haver maturidade neurológica, que varia muito de criança para criança.Sem ansiedade tudo vai fluindo.

Leave a Reply