Como procurar emprego na Irlanda.

Primeiro, vamos deixar uma coisa bem clara, amiguinhos: eu não sou nem de longe especialista e muito menos possuo conhecimento em RH, mas aprendi alguma coisa nesses quase 2 meses procurando emprego e participando de processos de entrevistas, então, decidi, de uma maneira amadora, dividir com você.

Muita coisa mudou desde que eu parei de trabalhar fora, desde o sistema de entrevista (como contei no vídeo que postei no canal do Ká.Entre.Nós no YouTube), como na maneira de ficar sabendo de vagas.

Aqui na Irlanda, além do Old School “Can I leave my Cv Here?” (que foi como consegui meu emprego em uma loja de shopping assim que cheguei), você tem a opção de mandar seu curriculum online, assim você tem vantagem de trabalhar seu cv focando nas qualificações que determinada vaga exige, ao invés de fazer um só e sair distribuindo para tudo, né?

Por exemplo, normalmente, o blog está na parte de projetos pessoais no meu Cv, a não ser que eu aplique para uma vaga de Social Media management ou algo relacionado a comunicação, nesse caso, dou uma ênfase maior ao fato de administrar um blog e redes sociais por 8 anos.
Se for uma posição de Secretária Executiva, deixo como falei acima, nos projetos pessoais.

Eu sei que muita gente já sabe, mas vale a pena também lembrar que um Perfil bacana no Linkedin conta muitos pontos, algumas empresas aceitam aplicação direta com o seu perfil, principalmente se a empresa for de tecnologia.

Investir na ajuda de um profissional para desenhar seu Cv e a Cover Letter também vale a pena, se você pretende aplicar para vagas da sua área e tem visto para trabalhar Full Time.

Procurar agências que recrutam é uma ótima opção, e se você pesquisar um pouquinho, vai acabar achando uma que atue mais no tipo de job que você procura, mande seu Cv e peça para que entrem em contato, assim você fica sabendo quais as chances de ingressar no mercado irlandês, se você precisa fazer algum curso específico para dar um upgrade e ainda recebe umas dicas de entrevista.

Para quem tem Stamp 4, tem inglês de intermediário para cima e mora em Dublin existe um grupo de suporte que se chama Epic Programme , lá eles dão uma super assistência a quem quer ingressar ao mercado de trabalho, para isso, você precisa ter disponibilidade, porque o curso, que dura 2 semanas, é Full Time, só escutei coisas maravilhosas sobre esse projeto, eles treinam desde técnicas de entrevista, IT skills até Cv’s.

A procura por um emprego não é fácil, as vezes dá vontade de desistir, de aplicar para um job abaixo de suas qualificações e experiência, mas, conselho de amigs, não desista.

P.s.: No Próximo post, vou dividir com você uma super novidade e dar mais dicas, principalmente para quem, assim como eu, abriu mão da vida profissional para cuidar dos filhos e um dia, pretende voltar, acredite, a gente é muito capaz! 🙂

P.s.: Compartilhe o Post com seus amigos, vamos nos amar!

Principais sites de Emprego:

Irishjobs.ie
jobs.ie
ie.indeed.com
jobbio.com
Linkedin.com
Monster.ie

Principais agências:

Cpl.ie
manpower.ie
Hays.ie

Facebook Comments

2 Comments

  1. Ai assim nao Ka! Qual e' o seu emprego???? Diz logo ou deixo ja de ser se contacto no Linkedin 😛

  2. Boa tarde,

    Bacana, ótimas explicações!

    Vem cá, diga se é possível:

    – Quem é profissional e tenha formação em área que tenha forte demanda na Irlanda, viaje como turista, mande currículos, consiga entrevistas e um emprego. A partir daí, estando em solo irlandês fica fácil de conseguir o visto de trabalho (work permit) ?

    Como aí não precisa de visto para viajar como turista, de repente esta estratégia cola…

    Grato desde já.

Leave a Reply