Como levar meu filho para Irlanda.

Warning: Esse post é destinado as centenas de emails que recebo toda semana em busca de informações sobre visto de menores na Irlanda.

E então que o meu baixo astral por estar desempenhando a função de housewife tem passado longe ultimamente, com a Chloe finalmente na creche depois de 2 anos posso planejar meu dia sem necessariamente me preocupar com o humor da pequena, mas isso porque eu tenho sorte (e um pouco de dinheiro para investir em childcare) porque aqui na Irlanda a vida de dona-de-casa de filhos menores de 3 anos e meio não é nada fácil. (a não ser que você contrate uma Au pair e pague a ela €100 por semana o que eu, Karine, acho exploração, mas…)

O governo Irlandês a alguns anos atrás era bem generoso em termos de ajuda financeira aos menores de 18 anos, independente da classe social dos pais ou se os dois estivessem trabalhando, depois que a crise apareceu muitos benefícios foram cortados e outros reduzidos, dificultando a vida de quem contava com essa ajuda para educação das crianças pequenas, já que as escolas públicas só aceitam depois dos 3 anos e meio, enquanto que as particulares -creches- custam bem caro, uma média de €1000 full time. (todos os dias no horário comercial).
Muitas mães que planejam vir para a Irlanda como estudantes entram em contato comigo e normalmente me sinto como se estivesse jogando um balde de água fria, porque dou a minha opinião sincera que certamente é diferente da que esperam ouvir.

Crianças menores de 12 anos não precisam de visto, eles são tecnicamente dependentes do visto dos pais, o problema é que essa regra não se aplica quando se trata de visto de estudante já que estudante não pode ter dependente, ou seja, trazer uma criança para morar em outro país legalmente só no caso dos pais terem passaporte europeu, terem visto de trabalho ou serem casados com europeus.

Quando o Breno veio para a Irlanda meu visto já era de Partner (união estável com o rosinha) e com vaga certa na escola (vaga essa conseguida pelo método no Quem Indica)porque conseguir lugar onde você quer não é definitivamente tarefa fácil, para a Chloe por exemplo, coloquei o nome quando ela tinha 2 meses e ainda não temos garantia de que ela será aceita na escola que a gente escolheu.

Tirando esses detalhes, fica quase impossível conciliar a vida de estudante (que tem que comparecer as aulas) e ainda ter que cuidar de uma criança, a não ser que a estudante tenha renda suficiente para só estudar e não precisar trabalhar, já que deixar criança menor de 12 anos desacompanhada em casa é crime.

Eu sei que vários motivos levam uma pessoa a querer se aventurar na Europa, mas acho que quando envolvemos uma criança temos que pensar nos prós e contras de arrumar as malas e partir com a cara e a coragem, imagina se esses planos durarem 1 ano, a criança irá perder 2 anos de escola, já que aqui as séries são por idade e normalmente se volta uma quando se chega, não existe provas em colégio primário, se voltar ao Brasil será complicado apresentar o desempenho do aluno, se os planos são morar como ilegal, eu não aconselho por uma série de motivos, o principal é a pessoa não poder exercer seu direito de ir e vir, já que um ilegal não pode circular ou aproveitar o que a Europa tem de melhor para oferecer que são as viagens, até um atendimento médico pode ser incerto e perigoso.

Eu não sei vocês, mas eu só tiraria o Breno de uma rotina e de um lugar onde ele tem tudo, se eu tivesse condições de continuar dando a mesma atenção e nunca submete-lo a uma vida de incertezas e riscos, é duro ficar longe de um filho, eu sei porque fiquei 1 ano e meio (fui ao Brasil 5 vezes nesse período), mas mais duro seria priva-lo dos seus direitos como cidadão.

Eu já dividi apartamento com um casal de brasileiros que tinha uma filha e posso dizer com conhecimento de causa a dor-de-cabeça que era  conciliar trabalho e escola com os horários e necessidades da pequena.

Se viajar como estudante sem o Filho não é uma opção, aconselho adiar a aventura.

P.s.: Minha opinião não se aplica nos casos onde os Pais tem passaporte europeu, quando o visto dos pais é de trabalho ou quando os pais tem condições de se sustentar sem precisar trabalhar.

 

Facebook Comments

38 Comments

  1. Olá Karine, tudo bem? Estou indo para a Irlanda em março deste ano, meu marido tem passaporte italiano, e temos união estável a 4 anos, com certidão aqui no Brasil. Tenho uma filha do primeiro relacionamento, hoje ela tem 14 anos, e quero leva-la comigo. A pergunta é,será que consigo entrar com ela numa boa juntamente com meu marido? Muito obrigada e bjo nas crianças!

    • Aqui na Irlanda , o fato de estar casada com o cidadão europeu não te dá automaticamente o visto, para isso você teria que aplicar na imigração, onde vocês apresentariam a documentação necessária comprovando a relação, esse processo dura em torno de 6 meses e enquanto ele não sai a pessoa que é dependente não terá autorização para trabalhar.

  2. Olá Karine, minha esposa tem um filho de 13 anos, estamos na mesma situação da Regina, incluindo meu passaporte italiano!

    Pelo que andei lendo entrariamos com as crianças sem problemas pois eles são dependentes de minha esposa e de vc Regina no seu caso, creio q o único detalhe seria termos a autorização do pai para a viagem, caso não tenha mais contato com o mesmo pode-se pedir autorização para 1 juiz

    • Aqui na Irlanda , o fato de estar casada com o cidadão europeu não te dá automaticamente o visto, para isso você teria que aplicar na imigração, onde vocês apresentariam a documentação necessária comprovando a relação, esse processo dura em torno de 6 meses e enquanto ele não sai a pessoa que é dependente não terá autorização para trabalhar.

  3. Ola!!
    Meu marido e eu planejamos ir pra Irlanda estudar e possivelmente trabalhar,queremos ficar um ano +ou- e trabalhar durante esse periodo, temos uma filha que hoje tem 10 anos e pretendermos ir daqui a dois anos ela ja estaria com 12 ou 13 talvez, vc sabe me dizer se consigo coloca-la na escola ai, pra que quando voltarmos ela nao enha perdido um ano inteiro?
    Obrigada.

    • Depende do visto de vocês.
      Se vocês forem europeus (tiverem cidadania européia), sim.
      Se forem brasileiros e vierem como estudante vocês não podem trazer a filha de vcs legalmente.
      Quanto a perder o ano, ela vai perder de qualquer maneira, o ano escolar aqui começa em setembro e normalmente kids brasileiras voltam uma série.

  4. Olá, parabéns pela pagina!
    Minha dúvida é, meu marido tem dupla cidadania, estamos providenciando tirar a minha e a do nosso filho que hoje esta com 1 ano e 8 meses. Pretendemos ir no ano que vem (bem pro final do ano), ele estará quase com 3 anos, dai vem a pergunta nessa fase já consigo escola pra ele (tipo publica?), porque meu marido tem inglês fluente por ter morado muitos anos nos E.U.A, mas ele iria pra trabalhar e eu que iria estudar, então penso, essas escolas são por meio período?o que seria suficiente para eu estudar.
    Obrigada por escrever a pagina e tirar nossas duvidas!

    • O Juliana, aqui criança só entra na escola se ela tiver em setembro (que é o início do ano letivo) 4 anos e 2 meses completos, ou seja, se seu filho tiver 4 anos e 1 mes em setembro ele só entrará no ano seguinte, com 5 anos.
      Antes disso vc podera coloca-lo em creche ou escolinha meio periodo 😉

  5. Olá, Karine. Mesmo hoje em 2014 as regras continuam as mesmas? Eu e minha esposa temos um bebê de 6 meses, sim, bem novinho, mas a muitos tempo já planejamos passar esse 1 ano fora, inclusive o bebê também estava nos planejamentos, eu trabalho de casa e deixaria empresa aqui, teríamos um pouco mais de tranquilidade para cuida-lo, indo como estudante não podemos de forma alguma leva-lo? É claro, sem ele não iríamos.

    Obrigado pelo empenho e dedicação em ajudar os outros 🙂

  6. Olá! Tenho muitas duvidas, tenho um filho de 2 anos e quero saber qual a forma mais facil para leva-lo comigo para irlanda.Não temos visto Europeu queremos ir para trabalhar… oq vc me indica?

  7. Olá! Tenho muitas duvidas, tenho um filho de 2 anos e quero saber qual a forma mais facil para leva-lo comigo para irlanda.Não temos visto Europeu queremos ir para trabalhar… oq vc me indica?

  8. Olá estou fechando com uma agencia para ir agora em Agosto. Tenho um filho de 5 anos. Há mto tempo a Europa estava nos meus planos, nos meus sonhos. Pretendo ir e depois meu marido levar o meu filho pra me visitar, a questão é se caso ele fique comigo mesmo que ilegal, será possível ele frequentar a escola? Pois morei nos EUA e lá toda criança sendo ou não ilegal, frequenta a escola normalmente. Grata, Eliane Silva

  9. Olá estou fechando com uma agencia para ir agora em Agosto. Tenho um filho de 5 anos. Há mto tempo a Europa estava nos meus planos, nos meus sonhos. Pretendo ir e depois meu marido levar o meu filho pra me visitar, a questão é se caso ele fique comigo mesmo que ilegal, será possível ele frequentar a escola? Pois morei nos EUA e lá toda criança sendo ou não ilegal, frequenta a escola normalmente. Grata, Eliane Silva

  10. Ola quero muito ir estudar na Irlanda mais meu filho tem 15 anos como faço para estudar e leva-lo comigo?o que preciso?

  11. Olá! Eu e minha esposa planejamos ir para Irlanda em 2016, porém até lá minha filha já vai estar com 6 anos. O que você me indica? Pretendemos ficar 1 ano. Como faço pra ir não pra estudar, mas sim a trabalho? Você acha que só com o convivível, sem necessitar ir a escola através de intercâmbio eu consigo aprender inglês?

    • Oi Maxwel, eu não entendi muito bem sua pergunta.
      Você tem passaporte europeu? Essa seria a única oportunidade de vir para Irlanda trabalhar trazendo sua esposa e filho.
      Caso você tenha passaporte, sem falar inglês, seria difícil arrumar um emprego que desse para você sustentar 3 pessoas.
      E por último, eu acho que estudar é muito importante, é na escola que a gente aprende a maneira correta de conjugar verbo, gramática, concordância, tudo!

  12. Oi Karine, meu marido e eu estaremos nos mudando para a Irlanda ainda esse ano junto com nosso filho de 4 anos, mas meu marido ja tem cidadania européia e entraremos com o pedido pro nosso filho, e eu estarei indo como estudante e trabalho, vc saberia me dizer nesse caso como seria a escola pra ele???

    emelli.salles@hotmail.com

    obrigada

  13. Olá Karina!Meu esposo irá para Irlanda no meio do ano para fazer um intercâmbio, mas já sabe que há muita vaga de emprego em sua área, temos uma filha de 3 anos, e caso ele consiga o trabalho iremos nos mudar. Nossa filha já terá com 4 anos e 7 meses, e de acordo com um post ela terá idade para entrar em uma escola, vc pode me informar como pesquisar as escolas?É período integral?A qualidade é muito boa, mesmo as públicas?Será que dará para conciliar um curso de ingls para mim ao mesmo tempo que ela estudará?Muito obrigada.

  14. Olá Karina!Meu esposo irá para Irlanda no meio do ano para fazer um intercâmbio, mas já sabe que há muita vaga de emprego em sua área, temos uma filha de 3 anos, e caso ele consiga o trabalho iremos nos mudar. Nossa filha já terá com 4 anos e 7 meses, e de acordo com um post ela terá idade para entrar em uma escola, vc pode me informar como pesquisar as escolas?É período integral?A qualidade é muito boa, mesmo as públicas?Será que dará para conciliar um curso de ingles para mim ao mesmo tempo que ela estudará?Muito obrigada.

  15. Olá Karina!Meu esposo irá para Irlanda no meio do ano para fazer um intercâmbio, mas já sabe que há muita vaga de emprego em sua área, temos uma filha de 3 anos, e caso ele consiga o trabalho iremos nos mudar. Nossa filha já terá com 4 anos e 7 meses, e de acordo com um post ela terá idade para entrar em uma escola, vc pode me informar como pesquisar as escolas?É período integral?A qualidade é muito boa, mesmo as públicas?Será que dará para conciliar um curso de ingls para mim ao mesmo tempo que ela estudará?Muito obrigada.

    • Oi, tudo bem? meu nome é KarinE 😉
      Ele só poderá te trazer se o emprego que ele conseguir der a ele work permit, ou se vcs tiverem passaporte europeu.

      Quanto a escolas, vc tera que procurar no bairro onde morar, abs

  16. Oi Karina! Gostaria de fazer um intercambio ai na Irlanda, eu meu esposo e nossas duas meninas, uma tem 18 meses e a outra 3 anos. Se eu e ele nos inscrevermos num curso de inglês de 25 semanas e matricula-las numa creche será que teremos alguma problema? Nós temos intenção de trabalhar e estudar, porém caso tenha problema por causa das crianças pensamos que somente ele estuda e trabalha e eu e as meninas vamos como dependentes (assim eu mesma posso cuidar delas). Me ajude por favor, pensamos fazer isso dentro de 6 a 9 meses!! Vi nos sue post que a creche tem um valor de E1000 e achei bem puxado, mas se esta for a única condição faremos.. Obrigada e parabéns pelo seu blog!

  17. Oi Karina! Gostaria de fazer um intercambio ai na Irlanda, eu meu esposo e nossas duas meninas, uma tem 18 meses e a outra 3 anos. Se eu e ele nos inscrevermos num curso de inglês de 25 semanas e matricula-las numa creche será que teremos alguma problema? Nós temos intenção de trabalhar e estudar, porém caso tenha problema por causa das crianças pensamos que somente ele estuda e trabalha e eu e as meninas vamos como dependentes (assim eu mesma posso cuidar delas). Me ajude por favor, pensamos fazer isso dentro de 6 a 9 meses!! Vi nos sue post que a creche tem um valor de E1000 e achei bem puxado, mas se esta for a única condição faremos.. Pretendemos ficar por ai no máximo 1 ano e realizarmos um grande sonho! Obrigada e parabéns pelo seu blog!

  18. Oi Karine! Gostaria de fazer um intercambio ai na Irlanda, eu meu esposo e nossas duas meninas, uma tem 18 meses e a outra 3 anos. Se eu e ele nos inscrevermos num curso de inglês de 25 semanas e matricula-las numa creche será que teremos alguma problema? Nós temos intenção de trabalhar e estudar, porém caso tenha problema por causa das crianças pensamos que somente ele estuda e trabalha e eu e as meninas vamos como dependentes (assim eu mesma posso cuidar delas). Me ajude por favor, pensamos fazer isso dentro de 6 a 9 meses!! Vi nos sue post que a creche tem um valor de E1000 e achei bem puxado, mas se esta for a única condição faremos.. Pretendemos ficar por ai no máximo 1 ano e realizarmos um grande sonho! Obrigada e parabéns pelo seu blog!

    • Oi tudo bem? Eu não tenho certeza se você leu o post, mas estudante NˆAO pode ter dependente, você só poderia trazer seus filhos caso você tivesse passaporte europeu ou estivesse vindo com visto de trabalho. Abs

  19. Oi Karine! Vi sua página e seu perfil e achei muito interessante e útil para quem quer ir para Irlanda…. Parabéns… Na verdade gostaria da sua opinião: Tenho 33 anos e sou divorciada há 1 ano e tenho uma filha de 4 anos. Atualmente moramos com meus pais e como sou formada em Letras gostaria muito de aperfeiçoar meu inglês, e o intercâmbio sempre foi um sonho adiado na minha vida. Estou querendo ir no começo do ano que vem, ficar 6 meses e voltar. Não sei se você já tinha filhos quando foi, mas não vi nenhum relato de pessoas divorciadas que foram e deixaram seus pequenos com os avós. Obrigada por todas as informações prestadas.

  20. Oi Karine! Vi sua página e seu perfil e achei muito interessante e útil para quem quer ir para Irlanda…. Parabéns… Na verdade gostaria da sua opinião: Tenho 33 anos e sou divorciada há 1 ano e tenho uma filha de 4 anos. Atualmente moramos com meus pais e como sou formada em Letras gostaria muito de aperfeiçoar meu inglês, e o intercâmbio sempre foi um sonho adiado na minha vida. Estou querendo ir no começo do ano que vem, ficar 6 meses e voltar. Não sei se você já tinha filhos quando foi, mas não vi nenhum relato de pessoas divorciadas que foram e deixaram seus pequenos com os avós. Obrigada por todas as informações prestadas.

    • Oi, tudo bem? Se vc clicar no link sobre quem é a Ká, vai saber mais sobre minha estória 🙂

      Eu vim pra ficar 6 meses como vc e deixei o meu filho com a babá e a minha mãe. O pai dele era falecido.

      Um beijo e boa sorte, você está fazendo isso certo 😉

  21. Oi Karine, tudo bem? Meu esposo esta sendo contratado para trabalhar em uma empresa na sede da Irlanda eles ainda não explicaram sobre o processo expatriação só informaram que ele ocorre, meu esposo quer que eu e nosso filho de 2 anos nos mudemos com ele, você saberia me adiantar por alto como consigo escola para meu filho, se é complicado ou neste caso de expatriação muda alguma coisa?
    Grata !

  22. Oi Karine, tudo bem? Meu esposo esta sendo contratado para trabalhar em uma empresa na sede da Irlanda eles ainda não explicaram sobre o processo expatriação só informaram que ele ocorre, meu esposo quer que eu e nosso filho de 2 anos nos mudemos com ele, você saberia me adiantar por alto como consigo escola para meu filho, se é complicado ou neste caso de expatriação muda alguma coisa?
    Grata !

  23. Olá,

    Eu e minha filha temos cidadania européia e a mãe é casada comigo há mais de 5 anos com registro em portugal.

    Vou me mudar para estudar na irlanda daqui uns meses e vou aplicar para o visto stamp4 para minha esposa.

    1) Haverá alguma dificuldade em conseguir escola para a minha filha de 5 anos (em set/2016)?
    2) Para minha esposa entrar no país, ela precisa tirar o visto ainda no Brasil? Pergunto isso pois no application form para o resident card, eles perguntam o endereço na irlanda em que eu e ela moramos. Não faz muito sentido se ainda não fomos e/ou ela não puder entrar no país sem o visto. Como demora uns 6 meses, quero dar entrada logo para coincidir com minhas datas de estudo.

  24. Olá Karine!

    Eu e família estamos a imigrar p/ Irlanda em março de 2016.
    Sou casado a 7 anos, minha esposa tem a cidadania europeia, temos uma filha de 6 anos e ainda não fizemos a cidadania dela pois iremos dar entrada na documentação depois que estivermos aí. Pelo que entendi nossa filha entra com minha esposa sem problemas, já eu não tenho essa certeza.

    Você me recomendaria comprar um curso de 25 semanas com permissão de trabalho?

    Saberia dizer se podemos colocar nossa filha em alguma escola? Temos dinheiro suficiente pra se manter por 8 meses.

    Vendemos todas nossas coisas e estamos procurando ajuda no sentido de reduzir ao máximo o risco de sofrer algum tipo de problema com a imigração, pois é dito que eles não aceitam muito bem pessoas com nosso perfil.

    Por fim…

    Você recomenda eu e minha filha entrarmos na fila de europeus junto de minha esposa?

    ahh, quase me esqueço: "as últimas letras do seu sobrenome são muito parecidas com o meu" rsrsr

    Muito obrigado pela dedicação Karine!

    Graças a pessoas como você, tantas outras chegam mais perto de realizarem seus sonhos podendo diminuir ao máximo os erros dessa etapa tão importante em nossas vidas.

    Att:

    Christian Mesquita Yegh

  25. Ótimo post e parabéns pela sinceridade!
    Por estas e por outras que vou correr atrás de virar português…precisa correr atrás dos documentos…

  26. Ola guria tudo bem?
    Vou estudar na Irlanda mais minha filha terá 16 anos como faço para estudar e leva-lo comigo?o que preciso?Pois ela pode estudar e trabalhar?
    Aguardo e muito obrigada

  27. Ola guria tudo bem?
    Vou estudar na Irlanda mais minha filha terá 16 anos como faço para estudar e leva-lo comigo?o que preciso?Pois ela pode estudar e trabalhar?
    Aguardo e muito obrigada

  28. Eu queria saber se eu indo para irlanda tem como eu trabalhar e estudar ao mesmo tempo ? Porque meus pais não conseguem me sustentar la no caso teria que trabalhar e estudar mas eu tenho certeza que conseguiria .Obrigada se você poder me ajudar .

  29. Oi Ka, Por fvr,sc poderia me dizer se minha filha com passaporte europeu poderá estudar nas escolas da Irlanda ?Su
    per obrigada.

Leave a Reply