Cozinha Irlandesa.

Como você sabe, imagina ou deve supor, no Brasil eu não cozinhava. Não precisava.

Assim que vim morar aqui , a alimentação foi um dos maiores problemas de adaptação que eu tive,
achava a comida dos Irlandeses bem sem graça, sanduiche (1 só, eu quero dizer) não me alimentava,
doces nunca encheram os meus olhos e feijão que era bom , até tinha , com molho de tomate, uma coisa quase doce, ou seja, a opção que me restava era o Mc Donald’s , óbvio.

Existe um mito, de que o prato principal dos Irlandeses é a Batata, verdade , mas e daí ? A nossa fonte principal de carboidrato é o Arroz e tem gente ( tipo,85% da população brasileira) que come isso no almoço e no jantar, ou seja, se eles podem ser chamados de sem criatividade, é a gente que ganha o Título.

Com o tempo ,ou melhor, com a necessidade, comecei a usar toda a minha criatividade na cozinha e hoje dificilmente eu repito um prato em menos de 15 dias.

Deve-se levar em consideração que grande parte dos brasileiros que aqui moram, além de não terem contato com Irlandeses , a maioria prefere comer miojo ao investir em uma alimentação legal, well, azar o deles porque a Irlanda ao contrário do que muita gente pensa (e eu já pensei) conta com uma enorme variedade de ingredientes a um preço bem mais acessível do que no Brasil (a não ser que as coisas tenham mudado em terras tupiniquins).

Aqui aprendi a comer Lamb (carne de carneiro-que eu tinha medo de provar)  , Salmão (de todos os tipos) , a cozinhar seguindo livros de receita (o meu favorito é da Rachel Allen ) e acrescentar os temperos e
Ervas ao meu gosto, porque apesar dos irlandeses não usarem muito codimentos é bem fácil de encontrar em qualquer supermercado.

A minha dica pra quem vem, pra quem nunca virá, pra quem pensa em vir e pra quem nunca saiu da sua cidade natal é Experimente, Intercâmbio cultural , Intercâmbio culinário, literário ou seja lá o que for , só fará difereñça se você mantiver Your Mind and Your Month Open , porque vamos conversar, sair com um cara interessante que só come nuggets e feijoada e não sabe apreciar um bom vinho , é um saco.

P.s.: Só fiz esse post pra mostrar o Jantarzinho bonito que preparei ontem! hahahaha

Curry and Ginger Lamb with Corriander Rice .
I’m Getting better, am I Not ? (L)
Facebook Comments

9 Comments

  1. Eu adoro cozinhar e principalemnte provar novas comidas, novos sabores, acho o máximo…quando viajo, o que mais me encanta é ver como cada povo tem sua comida, como as pessoas em cada lugar do mundo combina ingredientes de uma maneira que nunca (brasileiros) combinamos!!
    Da última vez que fui ao Brasil, fiquei horrorizada com os precos dos produtos no mercado e tambem com a falta de variedade (no MT)…neste ponto a Irlanda sai bem na frente mesmo, pois aqui achamos muita coisa bacana e o melhor, com precos acessiveis!
    bjos

  2. Quem diria???hahaha breve estarei aí para experimentar essas delícias..prepare-se bjs

  3. Bem, eu sempre fui até um tempo atrás, antes de começar a trabalhar num restaurante asiático em Santa Teresa, uma "mind and mouth closed". Depois q eu vi q a culinária era muito mais q Feijoada, passei a experimentar coisas muuuito mais gostosas como posta de peixe c/mel e gengibre [!].
    Aí na Irlanda continuo achando a culinária pouco criativa. Esqueço q ñ é igual aqui no Brasil q basta chegar em outro estado para experimentar coisas novas!
    Minha sogra adooora fazer esses pratos: lamb e salmão.
    Eu q A.M.O legumes sinto muita falta de maxixe, quiabo, jiló, CHUCHU!, etc… Nunca vi por essas bandas!
    Outra coisa q me incomoda é a falta de tempero [AMO comida BEEEM temperada!], pois parece comida de hospital. Arroz sem alho, carne sem temperar antes, fala sério! Acho é preguiça mesmo… Rs
    Uma coisa q eu acho legal aí é a vaaaasta opção de molhos q vc encontra no mercado [TESCO!]
    Anyway, continuo experimentando coisas novas… ADORO!
    Obs: McDonald's daí é uma M*, hein!

  4. Ah, e me relação ao preço… Bem, começei a descobrir uma Irlanda gastronomicamente acessível dps q conheci Aldi e Tesco, pois antes só comprava no Supervalue e sempre achei um ABSURDO pagar 2/3 euros em 2 berinjelas.
    Fruta é outro absurdo! Muito mais caro q qualquer barra de chocolate em Posto de Gasolina! Grande incentivo à vida saudável!
    Eu q quase ñ bebo refrigerante, álcool ou aqueles sucos artificiais [Argh! Aja estômago pra evitar gastrite!] me dou mal pela quase falta de po$$ibilidade de fazer sucos, enfim…
    De fato, acho q é mais fácil ter acesso acesso a um prato mais elaborado aí do q aqui. Ex: queijo brie, quem se habilita a comprar aqui no Rio?! Eu NÃO!

  5. te dediquei um selinho no meu blog1
    vai la pegar1 bjuuss…

  6. Following back from MBC 🙂

  7. Aiii deu até fome vendo as fotos =D

    Olha, eu nunca gostei muito de afazeres domésticos… Mas de uns tempos pra cá, tenho me aventurado na cozinha. Ainda tenho medo de mudar as receitas, fico mais seguindo as receitas do caderninho. E tá sendo super divertido [porque não é obrigação. ainda].
    Aqui no norte do Brasil, além da escassez de produtos e o preço super hiper mega altos, dificulta um pouco nas receitas. Ex: Queijo Brie em Belém [Oi? Quem é esse?] A gente NÃO encontra.

    Karine, agora só falta vc liberar essa sua receitinha pros seus queridos e amados leitores, néahh?? ;-P

  8. Eita menina prendada!! Sinto falta dos seus posts no orkut e sempre que da eu passo aki pra dar uma lidinha no seu blog. Eu tb to na metade como vc disse.. parte minha eh irlandesa e a outra brasileira, mas assim vamos vivendo neh?
    Ka, faz uma sessao de sobremesas tb porque os bolos secos daki nao da pra comer nao..Isso vale um topico nao? Principalmente os pedacos de mixirica com chantily misturado no meio do bolo aki. O do meu casamento alem de ter sido super caro foi recheado com geleia de framboesa. Um horror! Minha vida nao eh a mesma sem quindim, doce de abobora, cocada, brigadeiro. Eu sei que da pra fazer aki, mas comer tudo sozinha eh complicado.. bjuus

  9. Eita menina prendada!! Sinto falta dos seus posts no orkut e sempre que da eu passo aki pra dar uma lidinha no seu blog. Eu tb to na metade como vc disse.. parte minha eh irlandesa e a outra brasileira, mas assim vamos vivendo neh?
    Ka, faz uma sessao de sobremesas tb porque os bolos secos daki nao da pra comer nao..Isso vale um topico nao? Principalmente os pedacos de mixirica com chantily misturado no meio do bolo aki. O do meu casamento alem de ter sido super caro foi recheado com geleia de framboesa. Um horror! Minha vida nao eh a mesma sem quindim, doce de abobora, cocada, brigadeiro. Eu sei que da pra fazer aki, mas comer tudo sozinha eh complicado.. bjuus

Leave a Reply