Como é o dia das mães na Irlanda?

O dia das mães na Irlanda é celebrado no quarto domingo da quaresma.

Diferente do Brasil que é celebrado no segundo domingo de maio.

Na Irlanda e na Inglaterra, a data teve início na idade média quando as crianças pobres eram mandadas para casa de famílias ricas para trabalharem como serventes e domésticas.

No quarto domingo da quaresma eles tinham um dia off e eram liberados para irem a Igreja adorar a Virgem Maria e na volta, passavam na casa de suas famílias.

Essas crianças, que ficavam grandes períodos do ano sem ver as mães, colhiam flores no caminho para presentea-las.

Durante um período essa prática foi esquecida, voltando a ser popular durante a segunda guerra mundial.

Apesar de ser uma data especial para os Irlandeses, assim como acontece no Valentine’s day, a maneira de presentear é mais singela do que a que gente está acostumado no Brasil e os presentes mais

populares ainda são os cartões e as flores e é dessa forma que os Irlandeses demonstram seu amor e gratidão.

Nesse dia os restaurantes também são uma ótima escolha e para evitar decepção, é melhor fazer a reserva com antecedência.

Outra diferença na Irlanda nesse quesito, é que aqui não existe pedido de colaboração financeira por parte de escola nenhuma para os tão conhecidos presentes a que as escolas no Brasil estão acostumados a oferecer, também não existe produções que exijam a presença das mães, já que eles zelam muito por uma política de igualdade e sabem que não seria possível a presença de todas.

Quanto a mim, sendo uma mãe brasileira, na Irlanda, só desejo mesmo, passar esse dia especial ao lado dos meus filhos e marido, mesmo que a companhia da sogra, seja mandatória.

Ou você não conhece a fama das Irish Mammies?

Happy Mother’s Day!

 

Esse texto também está disponível no E-dublin

Facebook Comments
6

Deixe uma resposta