Tipos de Visto para Crianças na Irlanda

Como é o visto para crianças na Irlanda?

Eu já comentei em alguns posts aqui no blog que crianças até os 16 anos não precisam de visto.

Todas as crianças, filhas de portadores de Passaporte Europeu ou com pais que tenham STAMP 4 ou visto de Trabalho ou de Mestrado/Doutorado, tem automaticamente permissão para viver na Irlanda e podem inclusive receber o Child Benefit que é a ajuda mensal que o governo dá para todas as crianças que vivem de maneira legal no País.

Quando eu vim fazer intercâmbio na Irlanda, como eu era estudante de inglês, não tinha permissão de trazer o Breno.

Até eu aplicar para o visto de Partner, renovei meu visto de estudante.

Quando meu visto de Partner – que é o visto de união estável com um Irlandês- foi aprovado, o Breno finalmente pôde vir morar na Irlanda.

A partir de quantos anos crianças precisam de visto próprio para morar na Irlanda?

Até os 16 anos de idade, o menor tem o visto da mãe.

No caso do Breno, como ele mora aqui desde os 8 anos eu poderia aplicar para o processo de cidadania dele.

Então, meu plano seria aplicar para a minha cidadania – que eu já podia ter aplicado mais de 3 anos atrás- e depois aplicar também para ele.

Acontece que quando entrei em contato com o orgão de Cidadania por email, uma agente me informou que, tendo eu filhos Irlandeses, o Breno poderia aplicar como irmão.

Nesse caso o pagamento do Fee -taxa- seria menor e o processo mais rápido, já que poucas pessoas aplicam por esse meio.

Mas note, só irmãos nascidos na Irlanda e que tenham CIDADANIA irlandesa por nascimento e não naturalização podem transmitir a cidadania para Irmãos

Ou seja, mesmo eu tirando a minha cidadania não seria possível eu passar esse direito para a minha irmã, porque eu serei irlandesa naturalizada e não por nascimento.

A que casos esse tipo de cidadania se aplica?

Esse tipo de cidadania que passa de Irmão para irmão se aplica em casos exatamente como o meu.

Tenho um filho brasileiro e filhas Irlandesas de nascimento.

Também é importante ressaltar que na Irlanda os filhos recebem a cidadania dos PAIS.

Se um casal de brasileiros, sem passaporte europeu, tiver filhos na Irlanda, os filhos serão BRASILEIROS e não Irlandeses, como muita gente pensa.

Para maiores informações sobre os tipos de cidadania para menores de idade e os tipos de vistos acesse o site do Citzens Information e se você tiver alguma dúvida entre em contato com eles  por email, eles são muito rápidos e eficientes para tirar dúvidas.

Porque a cidadania é importante?

O processo de requerimento da cidadania do Breno não é importante para evitar filas nos aeroportos e a burocracia na imigração.

Aqui na Irlanda a faculdade para o cidadão Europeu e o cidadão não Europeu tem diferença gigantesca na anuidade, então é importante começar o processo o quanto antes para que se houver algum empecilho, ter tempo de ser resolvido até a época dele entrar na Faculdade.

O legal é que diferente de alguns Países, você não precisa abrir mão da cidadania brasileira e passa a ter duas cidadanias, ou seja, só vantagens!

Facebook Comments
4

Deixe uma resposta