Como migrar do Blogger para o wordpress de maneira fácil.

Toda mudança é difícil.
Toda mudança é difícil.

 

Como Fazer a Migração do Blogger para o WordPress.

A umas duas semanas atrás queria muito ter lido um tutorial que me ensinasse a fazer a migração do Blogspot para o wordpress de maneira simples sem perder o posicionamento no google e motores de busca.

Como você deve ter notado, as coisas estão um pouco diferentes por aqui!

Eu (finalmente)fiz a migração do blogger para o wordpress.

Faz muito tempo eu já estava sentindo a necessidade de ter o Ká.Entre.Nós em uma plataforma com mais autonomia e embora o blogspot tenha me servido bem durante esses 9 anos de hospedagem e mais de 1900 posts era finalmente a hora de mudar.

Como tenho conhecimento limitado de htlm e códigos, embora tenha interesse, eu não me garanti a fazer essa mudança sozinha e depois de pesquisar muito, optei com contratar a E-consulters para a hospedagem do meu novo (velho) site, porque já havia lido que o serviço de atendimento ao cliente deles era fantástico, afinal, qualquer erro eu perderia o trabalho de 9 anos, sim, tenho o blog desde de o primeiro dia na minha vida na Irlanda!

Depois da decisão tomada, segui os seguintes passos:

Primeiro Passo

Antes de pensar em colocar em prática meu plano de migração, eu salvei o meu blog todinho em uma pasta no meu computador.

Se tudo desse errado, eu teria como recuperar.

Segundo Passo

Contratei a E-Consulters e só fiz um pagamento mensal de hospedagem pra ver se funcionava, caso desse tudo certo, eu faria o pagamento de 3 anos.

Entrei em contato com eles e tcharam! eles fizeram toda a transferência de conteúdo para mim em um link provisório, para que o Ká.Entre.Nós não saísse do ar e então eu tinha uma área de trabalho para “ajeitar” o meu blog e só depois de tudo do jeito que eu queria, eu faria o direcionamento do DNS, apontando o meu domínio hospedado no eNom para o meu novo host.

Terceiro Passo

O wordpress.org também não vem com template e como eu sou bem visual, comprei um template do jeito que eu queria no Etsy mesmo, afinal o que eu precisava era de uma base agradável e depois eu poderia ir personalizando como eu quisesse, paguei 23€ pelo template do blog e como eu não tinha muita intimidade com a plataforma wordpress.org paguei 10€ a mais pelo serviço de instalação, o design fez a instalação em menos de 1 hora e fiquei muito feliz com o serviço.

Quarto Passo

Depois do blog no wordpress estar do jeito que eu queria, entrei em contato com o meu Host pedindo o tutorial de como apontar o DNS para o wordpress e eles se ofereceram para fazer pra mim.

Quase morri de felicidade.

Quando eles fizeram o direcionamento o blog ficou fora do ar por mais ou menos 12 horas.

Quinto passo- quase Enfartando!

Depois do direcionamento feito, quando clicava no meu dominio o meu novo blog aparecia bonitinho na nova plataforma, mas aí, depois de pesquisar no google por um post no meu blog, ele aparecia no google e quando eu clicava no link o link me levava ao erro 404, porque a estrutura de URL do blogger é diferente do wordpress.

O que isso significa?

Eu perderia meu posicionamento nos motores de busca, o que não seria legal, nem para o meu blog, nem para as pessoas pesquisando aquele determinado assunto.

Mas como eu sei que pra quase tudo na vida a gente dá um jeito, encontrei a solução!

Fui até as minhas configurações no wordpress.

Selecionei Links permanentes.

e na caixa de estrutura personalizada coloquei o seguinte código:

/%year%/%monthnum%/%postname%.html

como configurar os links permanentes
Como fazer a migração do Blogspot para o wordpress de maneira simples sem perder o posicionamento no google e motores de busca tutorial.

Voilá!

Blog funcionando direitinho e com os links velhos apontando corretamente para a minha nova hospedagem!

Agora tenho completa autonomia no meu site e infinitos pluggins para me divertir!

Se a Migração valeu a pena, eu ainda não sei, mas que foi mais fácil do que eu imaginei, com uma ajudinha dos universitários, foi!

Facebook Comments
1

5 Comments

  1. Marcela Santos

    Excelente Artigo !!! Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui neste blog, sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom…

    Parabéns !!!!

    Visite Meu Site : http://noticias24horas.net.br/

  2. Que bom que deu certo essa migração. Morro de medo de faze-la pois não etntendo muito dessa parte mais técnica,
    Depois faça um post com os pros e contras que vc encontrou nas duas plataformas.

  3. Fabio Ramos

    Excelente Artigo !!! Sempre visito este blog, e tenho aprendido muitas coisas legais aqui neste blog, sempre tem informações e dicas interessantes, muito bom…

    Parabéns !!!!

    Visite Meu Site http://www.bismaxongravacoes.com.br/palavra-misteriosa-jequiti/

  4. Adeir Santos

    Belo Post era o que procurava, venho acompanhando alguns post deste site e estou adorando ler-los.
    Visite meu blog: http://www.noticiasdaweb.com.br/

  5. andersonlisboaAndersonLisboa

    Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
    Meu blog: http://www.noticiasdaweb.com.br/

Deixe uma resposta