Eu Faxino-Tu Faxinas-Elas Não Faxinam.

Sabe aquela faxina de jogar água, limpar vidros e escalar telhado que sua mãe , empregada, avó e vizinha costumam dar toda semana as sextas-feiras? Aqui na Irlanda esquece, em um país que não existe ralo na cozinha, nem no banheiro, não é novidade que a limpeza seja reduzida a tapiações, até porque segundo a tradição, faxina das boas, acontece é na primavera.

É o que eles chamam de Spring Cleaning, é quando a família inteira (ou quem não fugir) se reune para fazer aquele faxinão, limpar vidros, as áreas esquecidas no resto do ano e aproveitar para jogar fora todas as coisas que não são mais úteis a casa e até ao guarda-roupa.

Nos países de clima frio, com inverno rigoroso essa prática é bem comum e o objetivo é renovar o ar e se preparar para abrir as janelas que ficaram fechadas durante  os 6 meses anteriores.

Depois ainda tem gente (oi mãe!) que me pergunta porque eu gosto tanto da Irlanda.
Imagina a felicidade que é não ser pressionada a faxinar pesado toda semana ?!

Aliás, o segredo é esse, eu não funciono sob pressão (tá?), acho que o aspirador aqui de casa sofre da mesma síndrome…e vivemos todos em harmonia, afinal, temos que nos adequar a cultura do país em que vivemos, não é mesmo?

Mas ó, eu juro que o banho diário continua firme e forte.

.

Facebook Comments
0

26 Comments

  1. Oi Karine!
    Aqui na Austrália também é assim, embora o clima não seja tão frio… Quando cheguei aqui, dava um mega-faxinão toda semana, depois fui relaxando… A verdade, eu acho, é que em todo país onde ter empregada/faxineira seja um luxo, a faxina pesada realmente é só a da primavera…
    bjo!
    Livia

  2. Hahaha….faxina…o desgraça que inventaram pra gente fazer!!!!
    Aqui na Florida, nao tenho desculpa, ja que o sol brilha e brilha…podia brilhar menos!
    Faxina…humm…uma vez cada 2 semanas…e ta muito bom!!!
    Segredinho: Tenho uma brasileira que vem aqui cada 2 semanas (eu alterno com ela)..rs…coisas de Florida!!!
    Beijocas Ka!

  3. heheh
    Na minha casa não era obrigatório a faxina, mas eu tbm nao podia ter palanos pra sexta a tarde pq minhas amigas tinham que fazer a faxina hahaha
    Mas casa sem ralo, eu quero!
    Beijo

  4. Acho que já sei pra onde vou me mudar… rsrsr
    Também detesto trabalhar sob pressão e faxina não é bem meu esporte favorito.

    Abraços

  5. Ain nao tenho a mesma sorte, aqui em Malta o tempo eh muito seco e junta-se um po danado, ou seja, faxina semanalmente =
    Bjkas

  6. …Ai…agora quero morar na Irlanda…tô cansada…e esse calor que não vai embora!!!! o verão acabou,mas só no calendário….ai cansaço!!!… bjs

  7. E a minha mãe que lava a calçada??? Infartava aqui, na certa, né?
    Sorte nossa mesmo. Eu já nem sinto mais falta de ralo.
    Bjs
    N.

  8. Hey Ka adorei e é isso mesmo…Faxinão aqui existe porque dá tempo!!!!entende e muita gente paga pra outra pessoa fazer por ela….
    Eu tb em meus anos de Boston nunca parei de tomar banho hahahaha… agora faxina mesmo só na primavera….
    beijocas,
    Mari

  9. Queria ser assim. Detesto, detesto limpar a casa, mas não consigo morar num ambiente sujo, com poeira. Em qualquer estação, frio ou calor, eu tô limpando e organizando. Até porque alérgica como eu sou, não posso me dá ao luxo de ignorar a sujeira.

  10. Ah nãooo Karol!
    Tem uma diferença, eu não tenho a casa suja não e nem minhas amigas brasileiras ou as irlandesas que eu frequento, o que existe é uma diferença na PROFUNDIDADE da limpeza, sacou?
    Tipo, vivia vendo empregada trepada na janela pra deixa-la brilhando no Brasil, aqui, nunca, nunquinha só mesmo na primavera!

  11. hahaha
    fofa, sou do seu time.
    do time do banho diário também! 😉
    Bjs!

  12. A loca da minha mãe fazia a gente trabalhar (obrigados) na faxina da sexta feira depois da escola. O trabalho "forçado" ia até a noite. Muitas vezes eu encerava de joelhos uma enorme área de piso vermelho e depois dava o brilho com o "escovão" que muitas aqui nem sabem o que é!KKK
    Passávamos bombril na mesa de centro da sala, depois encerávamos e lustrávamos. Bom, isso desenvolveu em nós (4 meninos) um senso e gosto pela limpeza tremendos.
    Aqui nos EUA também não tem ralo em nenhum lugar dentro da casa. É aspirar e passar pano, e usar as centenas de produtos maravilhosos para o lar como por exemplo, o Lustra móveis spray(adoro). E como, e não me pergunte o por quê "NÃO TEM POEIRA" eu faço uma faxina (que seria 1/3 da da minha mãe) uma vez a cada 20 dias e os americanos falam:
    Óóóóóóóóó
    Wow!!!
    KKK

  13. Miller Mantega.

    Boa sorte na mega faxina de primavera Ka, sério.
    beijo querida 🙂

  14. ah eu sinto falta de lavar o banheiro sabia e olha q eu odiava la no BR.
    saudade dos ralos ;(

  15. Bem, o Stu ainda nao me introduziu a essa faxina da primavera nao. Entao, eu continuo dando minhas tapiadas aqui em casa. Mas, olha, eh uma tapiada das boas, afinal, sou pobre, mas sou limpinha. rs
    bjs

  16. Bem, o Stu ainda nao me introduziu a essa faxina da primavera nao. Entao, eu continuo dando minhas tapiadas aqui em casa. Mas, olha, eh uma tapiada das boas, afinal, sou pobre, mas sou limpinha. rs
    bjs

  17. Bem, o Stu ainda nao me introduziu a essa faxina da primavera nao. Entao, eu continuo dando minhas tapiadas aqui em casa. Mas, olha, eh uma tapiada das boas, afinal, sou pobre, mas sou limpinha. rs
    bjs

  18. Adorei! e o banho diário continua firme e forte aqui também! E lavar os cabelos tbm! rs… bjo Ká

  19. Ahhhhhhhh
    Que tuuuudoooooooooo!!!

    Faxina "braba" só de vez em quando!!! rs

    Nada como o frio do hemisfério norte prá seixar de lado baldes, vassouros, panos e rodo de toda semana! rs

    Adorei!

    Bjo

  20. Ai ai já sei pra onde quero me mudar…kkkk

  21. rsrsrs,sonho de consumo, aqui junta uma sujeira danada, um saco…

  22. Sonho de consumo !!!!!!!!!!!!

  23. Até pra tapear tô ralando!!!

    Mas me sinto muito feliz em ter me livrado do faxinão brasileiro!

    Bjs

  24. Eu aqui sexta feira lendo o blog com toda faxina pra fazer..feliz de você Ka …fui

Deixe uma resposta